Pessoas em Busca da Arte do Cuidar é tema do XI Congresso Camiliano da Pastoral da Saúde em Macapá – Por Mônica Costa


Com objetivo de proporcionar a capacitação de agentes da Pastoral, profissionais da saúde, e acadêmicos da área, a Pastoral da Saúde da Diocese de Macapá promove o 

XI Congresso Camiliano

O evento iniciou nesta quinta-feira, 25, às 8h, e segue até às 17h de sexta-feira, 26, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, localizado na Avenida FAB.

Cerca de 300 pessoas participam da programação com a temática

Pessoas em busca da Arte do Cuidar: saúde e espiritualidade

Entre elas, acadêmicos do curso de psicologia, enfermagem, biomedicina, medicina e serviço social. Médicos e enfermeiros de Macapá também se inscreveram.

De acordo com padre Jorge, capelão do São Camilo, no evento estão sendo abordados o papel do assistente religioso junto aos doentes, familiares e profissionais da saúde; o trabalho social no âmbito da saúde; a segurança do paciente; subsídios para arte do cuidar; e educação e saúde.

Para a coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Macapá, Maria de Lourdes Sampaio, a saúde é direito e dever de todos. “As ações de espiritualidade realizadas pela Pastoral tem o intuito de promover, recuperar, defender e cultivar os valores da vida”, explica a coordenadora.

O Congresso conta com os palestrantes padre Anísio Baldessin, diretor do Instituto Camiliano da Pastoral da Saúde e Bioética (ICAPS) de São Paulo, e padre Ariseu Medeiros, vice-provincial dos Camilianos e ainda com os profissionais do Hospital São Camilo e São Luis de Macapá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã