TVs abertas abrem espaços em sua programação ao gênero religioso
A
programação da TV aberta brasileira foi ocupada, de forma predominante, em
2012, pelo entretenimento (59%), seguido pelo material informativo (15,9%) e
por outros (13,9%).
Classificada por gênero, o tema que mais ganhou as telas no
ano passado foi o religioso.
O levantamento é do
Observatório Brasileiro de Cinema e do Audiovisual, organizado pela Agência
Nacional do Cinema (Ancine).
Os assuntos relacionados à religião ocuparam, em
média, 13,5% da programação das emissoras de televisão do país.
A Rede Record,
pertencente à Igreja Universal do Reino de Deus, foi a emissora de TV que mais
espaço abriu para o tema religioso no ano passado: 23,3% de sua programação
versou sobre o tema, ficando atrás apenas do telejornal, com 27,3%.
Ainda na ênfase religião,
a Rede Bandeirantes aparece em segundo lugar na concessão de espaços,
destinando 17% de sua programação ao assunto, ficando atrás apenas do setor
esportivo, com 17,4%, mas na frente do telejornalismo, com 12,05%.
A Rede Globo foi a
que menos espaço concedeu da sua programação ao assunto religioso, ocupando-a
com apenas 0,84% do total. O mesmo se constata na TVBrasil, que ocupou 1,69% de
sua programação com temas da religião em 2012. O Sistema Brasileiro de
Televisão (SBT) sequer aparece com algum percentual nessa categoria.
As emissoras de TV
aberta do Brasil destinaram apenas 3,5% do total de sua programação à Educação,
destacando-se, nesse item, a TV Brasil, com 29,6%, e a Rede Globo, com 8,7% de
sua grade.
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