O mago do Norte – Por Mario Vargas Llosa
Isaiah Berlin foi um democrata e
um liberal, um desses raros intelectuais tolerantes, capazes de reconhecer que
suas próprias convicções podiam estar erradas, e acertadas as de seus
adversários ideológicos.
E a melhor prova desse espírito aberto e sensível, que
contrastava sempre suas ideias com a realidade para ver se as confirmava ou
contradizia, ele deu ao dedicar seus maiores empenhos intelectuais a estudar
nem tanto os filósofos e pensadores afins à cultura da liberdade, mas sim os
seus mais inflamados inimigos, como um Karl Marx ou um Joseph de Maistre, aos
quais dedicou ensaios admiráveis por seu rigor e ponderação.
Tinha a paixão do
saber e, quanto aos que promoviam as coisas que ele detestava, como o
autoritarismo, o racismo, o dogmatismo e a violência, antes de refutá-los
queria entendê-los, averiguar como e por que haviam chegado a defender causas e
doutrinas que agravavam a injustiça, a barbárie e os sofrimentos humanos.
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Um bom exemplo de tudo isso é o
volume intitulado The Magus of the North. J.G. Hamann and the Origins
of Modern Irrationalism (1993), coleção de notas e ensaios que Berlin não
chegou a integrar num livro orgânico e que foram recolhidas e prefaciadas por
Henry Hardy, seu discípulo, a quem nunca poderemos agradecer suficientemente
por seu extraordinário trabalho de rastreamento e edição das dezenas de
trabalhos que Isaiah Berlin, por seu escasso interesse em publicar e por seu
maníaco perfeccionismo, deixou dispersos em revistas acadêmicas ou inéditos. Eu
acreditava ter lido todos os trabalhos do grande pensador liberal, mas este me
havia escapado e acabo de fazê-lo, com o mesmo absorvente prazer que tudo o que
ele escreveu.
O extraordinário dessas notas,
artigos e esboços de ensaios que Berlin ao longo de sua vida dedicou ao teólogo
e filósofo alemão Johann Georg Hamann (1730-1788), inimigo mortal do Iluminismo
e ardoroso porta-voz do irracionalismo, é que, através deles, esse reacionário
convicto e confesso aparece como uma figura simpática e em muitos sentidos até
moderna.
Sua defesa da sem-razão, as paixões, o instinto, o sexo, os abismos da
personalidade, como parte integral do humano e sua ideia de que todo sistema
filosófico exclusivamente racionalista e abstrato constitui uma mutilação da
realidade e da vida são perfeitamente válidas, e suas audazes teorias, por
exemplo sobre o sexo e a linguística, de certa forma prefiguram algumas das
posições libertárias e anárquicas mais radicais, como as de um Michel Foucault.
Do mesmo modo, é profética sua denúncia de que, se seguisse pelo caminho que
havia tomado, a filosofia do futuro naufragaria em um obscurantismo indecifrável,
máscara do vazio e da inanidade, que a poria fora do alcance do leitor comum.
Onde essas coincidências cessam é
nessa encruzilhada onde aparece Deus, a quem Hamann subordina tudo o que existe
e que é, para o místico germânico, a justificação e explicação única e final da
história social e dos destinos individuais. Seu rechaço às generalizações e ao
abstrato e sua defesa do particular e do concreto fizeram dele um
porta-estandarte do individualismo e um inimigo mortal do coletivo como
categoria social e signo de identidade. Nesse sentido foi por um lado, diz
Berlin, um precursor do romantismo e do que dois séculos mais tarde seria o
existencialismo (sobretudo na versão católica de um Gabriel Marcel), mas, do
outro, um dos fundadores do nacionalismo e, inclusive, assim como Joseph de
Maistre, do fascismo.
Hamann nasceu em Königsberg
[atual Kaliningrado], filho de um barbeiro cirurgião, no seio de uma família
pietista luterana, e sua infância transcorreu em um meio de gente religiosa e
estoica, cujos antepassados desconfiavam dos livros e da vida intelectual; ele,
entretanto, foi um leitor voraz e deu um jeito de entrar na universidade, onde
adquiriu uma formação múltipla e algo extravagante em história, geografia,
matemática, hebraico e teologia, ao mesmo tempo em que por conta própria
aprendia francês e escrevia poemas.
Começou a ganhar a vida como tutor dos
filhos da próspera burguesia local e, durante algum tempo, pareceu conquistado
pelas ideias que vinham da França de Voltaire e Montesquieu. Mas, não muito
depois, durante uma estadia em Londres vinculada a uma misteriosa conspiração
política, e após alguns meses de dissipação e excessos que o levaram à ruína,
experimentou a crise que mudaria sua vida.
Ocorreu em 1757. Mergulhado na
miséria, isolado do mundo, sepultou-se no estudo da Bíblia, convencido, como
Lutero, conforme escreveria mais tarde, de que o livro sagrado do cristianismo
era “uma alegoria da história secreta da alma de cada indivíduo”.
Emergiu dessa
experiência transformado no conservador e reacionário briguento e solitário
que, em panfletos polêmicos que se sucediam como socos, criticaria com
ferocidade todas as manifestações da modernidade, onde quer que aparecessem: na
ciência, nos costumes, na vida política, na filosofia e, sobretudo, na
religião.
Tinha retornado, e com zelo ardente, ao protestantismo luterano de
seus ancestrais. Arrumou adversários e inimigos a torto e a direito, devido ao
seu caráter intratável. Estava acostumado, inclusive, a se inimizar com gente
que o respeitava e queria ajudá-lo, como Kant, leitor dele e que tentou lhe
conseguir um cargo na Universidade. Sobre ele disse que “era um homúnculo
agradável para fofocar por um momento, mas totalmente cego perante a verdade”.
Por Herder, que foi seu admirador confesso e se considerava seu discípulo,
nunca teve o menor apreço intelectual. Não é estranho, por isso, que sua vida
tenha transcorrido quase no anonimato, com poucos leitores, e que fosse
extremamente austera, devido aos obscuros empregos burocráticos com os quais
ganhava seu sustento.
Depois de morto, o Mago do Norte,
como Hamann gostava de chamar a si mesmo, foi logo esquecido pelo escasso
círculo que conhecia sua obra. Isaiah Berlin se pergunta: “O que há nele que
mereça ser ressuscitado em nossos dias?”. A resposta dá lugar ao melhor
capítulo do seu livro: “The Central Core” (“O núcleo central”).
O
verdadeiramente original em Hamann, explica, é sua concepção da natureza do
homem, nos antípodas da visão otimista e racional que a respeito dela
promoveram os enciclopedistas e filósofos franceses do Iluminismo.
A criatura
humana é uma criação divina e, portanto, soberana e única, que não pode ser
dissolvida em uma coletividade, como fazem os que inventam teorias (“ficções”,
segundo Hamann) sobre a evolução da história rumo a um futuro de progresso, em
que a ciência iria desterrando a ignorância e abolindo as injustiças. Os seres
humanos são diferentes, e também os seus destinos; e sua maior fonte de
sabedoria não é a razão nem o conhecimento científico, e sim a experiência, a
soma de vivências que acumulam ao longo da sua existência.
Nesse sentido, os
pensadores e acadêmicos do século XVIII pareciam-lhe autênticos “pagãos”, mais
afastados de Deus que “os ladrões, mendigos, criminosos e vagabundos”, os seres
de vida “irregular”, que, pela instabilidade e os tumultos da sua arriscada
existência, podiam muitas vezes se aproximar de maneira mais funda e direta da
transcendência divina.
Era um puritano e, entretanto, em
matéria sexual propugnava ideias que escandalizaram todos os seus
contemporâneos. “Por que um sentimento de vergonha ronda nossos gloriosos
órgãos da reprodução?”, perguntava-se. A seu ver, tentar domesticar as paixões
sexuais debilitava a espontaneidade e o gênio humano e, por isso, quem queria
se conhecer a fundo devia explorar tudo, e, inclusive, “descer ao abismo das
orgias de Baco e Ceres”.
Entretanto, quem nesse domínio se mostrava tão aberto
em outro sustentava que a única maneira de garantir a ordem era mediante uma
autoridade vertical e absoluta que defendesse o indivíduo, a família e a
religião como instituições tutelares e intangíveis da sociedade.
Embora esse livro de Isaiah
Berlin seja um amálgama de textos, padeça de repetições e dê às vezes a impressão
de haver muitos vazios que ficaram por preencher, é lido com o interesse que
ele sabia imprimir a todos os seus ensaios, os quais sempre convertia, não
importa do que tratassem, em uma festa das ideias.
Fonte: http://brasil.elpais.com
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