Estudo mostra que as pessoas falam mais sobre igreja do que sobre cerveja no Twitter - Por Dan Martins
Um estudo feito nos Estados
Unidos fez uma análise sobre o comportamento dos usuários do Twitter. Para
identificar as diferenças culturais e de ideologia das pessoas presentes na
rede social, o estudo comparou a presença das palavras “cerveja” e “igreja” nos
textos publicados no site.
Publicado no Floatingsheep.org, o
estudo mostrou que “igreja” é um assunto muito mais recorrente no Twitter do
que “cerveja”.
- Estamos fazendo isso durante
algum tempo, e temos um conjunto de palavras que realmente demonstram as
diferenças regionais – afirmou Zook.
A decisão de selecionar especificamente
estas palavras é porque os pesquisadores acreditam que religião e bebida
alcoólica mostram uma diferença clara entre estilos de vida diferentes.
Os pesquisadores mostraram ainda
as diferenças nos volumes de publicação das duas palavras de acordo com as
regiões do país, e mostrou que tuites sobre Igreja são mais comum no sudeste
dos Estados Unidos, enquanto tuites sobre cerveja são maioria no nordeste.
O relatório do estudo aponta que
San Francisco foi a cidade que mais mencionou “cerveja” em seus tuites (191
vezes contra apenas 46 para a ‘igreja’). No extremo oposto está Dallas, que é o
local com mais tuites com identificadores geográficos contendo o termo
“igreja”, com 178 menções contra apenas 83 sobre “cerveja”.
De acordo com os pesquisadores, a
presença das palavras pode ser usada como um bom parâmetro para medir o
comportamento nas diversas regiões do país.
- Lugares com um elevado número
de tuites sobre igreja revelam padrões de comportamento similares as e…
municípios com tuites sobre cerveja seguem a mesma lógica – explicam.
O estudo teve como base apenas
uma pequena porcentagem das publicações feitas na rede social, visto que
utilizou apenas aquelas marcadas com coordenadas GPS, representam entre 1% e 3%
dos tuites.
De acordo com o site Religion News a amostragem indica que falar
sobre o que se crê é mais comum no Twitter do que comentar sobre o que se bebe.
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