Quem é o consumidor evangélico? - Por Rodrigo Capelo
GEO eventos, que irá lançar em
2013 a feira internacional cristã, tenta entender o comportamento do religioso
para gerar oportunidades de negócio.
Eles gostam de música gospel, são
ávidos por livros e dedicam boa parte de seu orçamento à alimentação. Também
têm aversão a produtos que sejam de algum modo maléficos, como bebidas
alcoólicas e cigarros. Esta é uma breve descrição do perfil do evangélico, inserido
em um mercado em pleno crescimento, que movimentou R$ 12 bilhões em 2011,
segundo estudo da ESPM.
De olho neste público, a GEO
Eventos, empresa de entretenimento da Rede Globo, realizará no ano que vem a
Feira Internacional Cristã (FIC). O evento acontecerá no Expo Center Norte, em
São Paulo e deve reunir 200 mil pessoas entre evangélicos e representantes de
empresas interessadas em estreitar relacionamento com essa parte da população.
Mas, para chegar a essa
estimativa de público, fundamental para tornar a feira rentável, a GEO montou
uma equipe de especialistas. Contratou pessoas com experiência em eventos
evangélicos, como o próprio diretor do projeto, Junior Monteiro, que atua na
produção de shows do Diante do Trono, uma banda gospel.
"Nós tivemos o
cuidado e o carinho de ter tradutores, pessoas que fizeram para a gente
dicionários do que falar e do que não falar para esse público", conta
Leonardo Ganem, diretor geral da GEO Eventos.
O próprio Ganem já tem alguma
proximidade com o mundo gospel. Quando comandava a Som Livre, foi um dos
primeiros a olhar para o segmento e enxergar nele uma oportunidade. Agora, quer
ampliar a interação. A ideia é que a feira também tenha shows, talvez com
algumas apresentações ainda não definidas.
Saiba Mais
Com despedida de Marcos, GEO
inaugura nova modalidade de negócios. "Também queremos fazer uma
área de congressos para discutir gestão financeira e de pessoas, porque um
pastor tem sob sua responsabilidade um grupo enorme de pessoas", conta
Ganem.
Uma previsão de quanto dinheiro
será movimentado na FIC seria leviana, segundo os organizadores, até porque ela
será realizada somente em julho de 2013. Mas os números do segmento gospel são
um bom parâmetro. A indústria fonográfica, por exemplo, movimenta em torno de R$
2 bilhões por ano e tem algumas peculiaridades, como ter apenas 15% de produtos
piratas, contra 60% no mercado de produtos "não religiosos".
Apesar de ter uma diversidade
grande, o público evangélico tem pontos em comum muito claros. Todos têm na
religião um ponto muito forte de relação social. "Vamos focar no que os
une, e não no que os separa", diz Ganem. Se tudo der certo, a FIC será o
evento com maior margem de lucro da GEO em 2013.
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