Congresso Nacional homenageia Movimento dos Focolares – Por Moisés de Oliveira Nazário


Movimento leigo da Igreja Católica fundado na Itália em 1943, os Focolares serão homenageados pelo Congresso Nacional em sessão solene nesta sexta-feira (7). A homenagem foi requerida pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e pelo deputado Carlinhos Almeida (PT-SP).

O Movimento dos Focolares, o nome, em italiano, quer dizer “lareira”, foi fundado há exatos 69 anos por Chiara Lubich, na cidade de Trento, no norte da Itália. Então com 23 anos, ela e outras jovens se organizaram para levar o evangelho à sociedade e para pregar a paz e a unidade. 

Com o tempo, homens também passaram a integrar o movimento, mas a direção, conforme seus próprios estatutos, cabe sempre a uma mulher – hoje, à também italiana Maria Voce.

Uma das principais características dos Focolares é o ecumenismo. Embora integrado majoritariamente por católicos, também conta com a participação de fiéis de várias outras religiões. Hoje são cerca de dois milhões de colaboradores em todo o mundo.

No Brasil, o Movimento dos Focolares está presente desde 1959, trazido pela italiana Ginetta Calliari. São mais de 280 mil pessoas ligadas ao movimento, que tem 55 centros de difusão no país.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

Por que o Ocidente despreza o Islã