Vinte pastores batistas são brutalmente atacados na Índia - Por Giana Guterres

Um grupo de extremistas hindus invadiu um retiro espiritual onde estavam reunidos pastores batistas e começaram a desferir golpes com paus. A Índia é um dos países com maior registro de ataques às igrejas e líderes cristãos.

Os cristãos estão sob ataque em muitos países com governos que reprimem a religião, ou são hostilizados na sociedade, segundo um novo relatório.

Os pastores são da Igreja Batista do distrito de Mahehwaram Mandal, território de Hyderabad, capital de Andhra Pradesh, no centro-sul da Índia. Segundo informações da Agência Fides, através da All India Christian Council, uma organização ecumênica das comunidades cristãs na Índia, um grupo invadiu a reunião da liderança evangélica indiana.

O ataque aconteceu em 04 de junho, quando aproximadamente 50 membros do grupo ‘Rashtriya Swayamsevak Sangh’, RSS, que significa Hindu Voluntários do Corpo, pararam o retiro com insultos e agressões.

Os ativistas acusaram os pastores por suposta conduta de conversão forçada. Após receberem atendimento médico no hospital, o grupo cristão registrou queixa na polícia. As comunidades cristãs do local estão organizando uma marcha pacífica em protesto contra a violência.

“Toda violência deve ser condenada, mas devo dizer que tais episódios não são muito frequentes em Andhra Prdesh”, disse Amal Yeruva Hyderabad, padre católico, segundo informou a agência Fides.

“Grupos extremistas hindus, na verdade, não são muito fortes em Aadhra Pradesh como eles são em outros estados indianos, como Chhattisgarh e Madhya Pradesh, em parte porque o partido político que protege o BJP (Bharatiya Janta party), não tem muitos seguidores”, explicou o padre.

De acordo com o relatório ‘Global Council of Indian Christians’ (GCIC), em 2012 foram realizados 135 ataques contra os cristãos na ÍndiaSegundo o site da Portas Abertas, os ataques a igrejas e líderes acontecem com frequência no país. 

“A tensão entre hindus, siques, muçulmanos e cristãos é grande. Há muitos relatos de ataques a igrejas, raptos, detenção e intimidação feitos por extremistas hindus. Essas ações são particularmente dirigidas aos líderes das igrejas”, informa o site.


Oito estados indianos possuem leis que proíbem a conversão cristã e há até a limitação de empregos e empréstimos governamentais para cristãos. A Índia ocupa a 31° posição da lista de países com maior perseguição ao Cristianismo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"