No Quênia, Igreja cria comissão de enfrentamento à Aids



Encarar a Aids com uma abordagem multi-setorial, não se limitando a aspectos médicos, mas enfrentando os efeitos sociais e econômicos da epidemia, como a instrução, os direitos das mulheres, a difusão de informações e de serviços de assistência. 

Este é o objetivo assumido pela comissão especial para a AIDS, criada pela Conferência Episcopal do Quênia (Kec), na África. 

O novo organismo será dirigido por Dom Paul Kariuki Njiru (bispo de Embu) e Dom Joseph Mbatia (bispo de Nyahururu), Presidente e vice-presidente, que terão à disposição outros três bispos e especialistas, quando necessário.

Apresentando a comissão, o Cardeal John Njue, Presidente della Kec, e arcebispo de Nairóbi, ilustrou alguns de seus objetivos:

“coordenar em nível inter-regional e nacional as estratégias anti-Aids atuadas em cada diocese; recrutar pessoal para colocar na prática o Programa ‘Karp’ (Kenya Aids Response Programme); recolher sugestões das Igrejas locais; organizar encontros periódicos”.

O trabalho será coordenado pela Conferência Episcopal, e “neste espírito – concluiu o Card. Njue – é necessária a colaboração positiva de todas as dioceses para apoiar a missão da Igreja católica na promoção e na assistência aos doentes de AIDS, seguindo sempre sua opção preferencial pelos pobres”. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faleceu patriarca da Igreja Sagrada Espiritual em Angola

Líder da Igreja Sagrada Esperança Universal reitera apelo à paz

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"