Postagens

Mostrando postagens de janeiro 28, 2008

Seminário Internacional sobre a Tortura

Imagem
O Seminário Internacional sobre a Tortura, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2008, na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, e tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre a tortura e seus mitos. Dois fatores simultâneos motivam a realização deste seminário: 1) o retorno da discussão sobre a "eficácia" da tortura, ainda que em determinadas condições como, por exemplo, a "guerra contra o terror", onde diante de um perigo iminente a tortura seria justificada para extrair informações que poderiam evitar danos maiores (argumento da "ticking bomb"); 2) a sobrevivência da tortura, mesmo vinte anos após o retorno à democracia, no interior das instituições brasileiras que deveriam garantir o cumprimento da lei. Destaca-se ainda aqui que, na atual democracia brasileira, a tortura não apenas persiste, mas coexiste juntamente com inúmeras outras violações aos direitos humanos. A possibilidade da democracia se consolidar diante de t

O caso dos negativos perdidos de Robert Capa – Por Randy Kennedy

Imagem
"Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente" era o mantra do fotógrafo Robert Capa Milhares de negativos de fotos que Capa, um dos pioneiros da moderna fotografia de guerra, tirou durante a Guerra Civil Espanhola são devolvidos após ficaram escondidos durante mais de meio século Para o pequeno grupo de especialistas em fotografia que sabem de sua existência, o caso era conhecido simplesmente como "a valise mexicana." E no panteão dos modernos tesouros culturais perdidos, era cercado pela mesma aura mítica dos primeiros manuscritos de Hemingway, que desaparecerem de uma estação ferroviária em 1922. A valise, na realidade, três frágeis maletas de papelão, continham milhares de negativos de fotos que Robert Capa, um dos pioneiros da moderna fotografia de guerra, tirou durante a Guerra Civil Espanhola ante de fugir da Europa para os Estados Unidos em 1939, deixando para trás os trabalhos em sua câmera escura de Paris. Capa pensou que o t