quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Convite


‘Na tensão atual sobre migração na Europa - Religião e Islão’ na Casa de Chá do Castelo



O projeto Palavras no Tempo tem como cenário de partida a publicação: 

‘Educação, Ciência e Religião’ 
(Gradiva, 2010)

Da autoria de Alfredo Dinis e João Paiva e o apoio da Universidade do Porto e do Centro Nacional de Cultura.

Palavras no Tempo pretende homenagear o nascimento e o legado da Revista: ‘O Tempo e o Modo’, lançada pela primeira vez em 1963 por Alçada Batista e outros autores denominados de ‘católicos progressistas’, recriando estilos de comunicação e diálogo de outros tempos.

O projeto baseia-se na dinamização de conferências/ debates, focadas regionalmente, com o apoio de agentes locais. Os temas em debate terão sempre presente a religião e a cultura, envolvendo o olhar reflexivo em várias áreas, perspetivadas por crentes e não crentes.

Tipicamente numa sexta-feira de cada mês, haverá pela tarde uma sessão para jovens alunos, inspirada no livro: Educação, Ciência e Religião. Na noite do mesmo dia, pelas 21h15m, ocorrerá a sessão da noite, aberta a toda a comunidade, com temas como “religião e justiça”, “religião e política”, “religião e economia”, “religião e mulher”, etc. Em alguns casos, no sábado seguinte, pela tarde, pode ainda ocorrer o evento “razões de (des)crença”.

O périplo de 2014-2015 teve início no dia 23 de maio, em Anadia, com o tema: “religião e ciência”, contando com a presença de Carlos Fiolhais e João Fernandes. Em Montemor-o-Velho, no dia 25 de Setembro, sexta-feira, vai decorrer a seguinte programação:

11h | Escola Secundária de Montemor-o-Velho | ‘Educação, Ciência e Religião’


21h15 | Casa de Chá do Castelo de Montemor-o-Velho | ‘Na tensão atual sobre migração na Europa - Religião e Islão’ com Paulo Mendes Pinto e Abdul Rehman Mangá.