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Mostrando postagens de dezembro 19, 2007

50 Links de Sociologia e Religião

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Sociologia e Ciências da Religião são áreas afins. O diálogo interdisciplinar entre essas duas áreas existe desde a fundação da Sociologia com Durkheim, Marx e Weber. Para os pesquisadores das Ciências Sociais que se interessam pelos temas instigantes da religião e como campo de pesquisas entre essas áreas, disponibilizamos os endereços eletrônicos abaixo: 1. Sociedade Brasileira de Sociologia http://www.sbsociologia.com.br/ Na página existem informações sobre a diretoria da SBS, seus sócios, publicações, revistas, congressos, bibliografias sobre sociologia. 2. Sociologia http://www.sociologia.de/soc/br/index1.htm Página multilíngue de Sociologia e Ciências Humanas com seção em português. Biblioteca virtual, acesso a textos clássicos, jornais eletrônicos e notícias. 3. Revista de Sociologia e Política http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4478&lng=en&nrm=iso A Revista de Sociologia e Política é uma publicação semestral da área de Ciência Política do Dep

Proposta de Universidade Nova acaba com vestibular e muda currículos por Diógenis Santos

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Reitor da Universidade Federal da Bahia (E) diz que vestibular testa memorização e não a capacidade do aluno. A composição do ensino superior por três ciclos - um bacharelado interdisciplinar, de formação geral; um ciclo de formação profissional específica; e um ciclo de pós-graduação - e o fim do vestibular como forma de ingresso dos estudantes nas universidades são algumas das mudanças previstas na proposta " Universidade Nova ". Essas alterações foram discutidas na tarde desta terça-feira na Comissão de Educação e Cultura, por sugestão da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). De acordo com a proposta o primeiro ciclo do ensino superior duraria três anos e seria composto por interdisciplinas, isto é, propiciaria ao aluno uma formação nas áreas de Humanidades e Ciências em geral, além de educação para cidadania. Quem optasse por uma profissão, passaria por uma seleção específica ao final desse período e cursaria o segundo ciclo, dedicado à formação profissional. De acor

Grupo de anciãos usa prestígio e acesso para resolver problemas mundiais - por Bob Deans

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Da esquerda para a direita, Muhammad Yunus, Mary Robinson, Kofi Annan, Nelson Mandela, Jimmy Carter e Desmont Tutu, alguns dos membros do influente grupo The Elders Um deles liderou o movimento para acabar com o apartheid, um outro possibilitou empréstimos para pessoas pobres em todo o mundo. Há também um ex-líder da Organização das Nações Unidas (ONU), um que foi presidente dos Estados Unidos e outro que está sob prisão domiciliar em Mianmar. Todos são ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, e compartilham preocupações comuns, como acabar com a guerra, erradicar a pobreza e amplificar vozes políticas que não são ouvidas. Juntos, os membros desse grupo de indivíduos grisalhos -entre eles, Nelson Mandela, Muhammad Yunus, Kofi Annan, Jimmy Carter e Aung San Suu Kyii- se reuniram para promover uma diplomacia informal com o objetivo de ajudar a resolver alguns dos problemas mais difíceis do mundo. Eles contam com um website, uma declaração de sua missão e um nome, "The Elders" ("

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A informação é a principal arma para que os professores, agentes da inclusão na vida acadêmica, saibam lidar com as diferenças por Rodrigo Afonso A partir da década de 2000, a legislação brasileira em defesa do deficiente físico representou avanços na igualdade de direitos, garantindo acesso aos espaços públicos, inclusive aos ambientes educacionais. Desde então, as instituições de ensino superior se vêem diante de um desafio que vai além da adequação da infra-estrutura à acessibilidade: formar a força de trabalho que atenda aos alunos com deficiência de maneira adequada. Para que a educação inclusiva seja colocada em prática, o professor deve ser um agente capaz de compreender as peculiaridades desses grupos sociais. As diferenças não podem ser encaradas como desigualdades que comprometem o desempenho acadêmico, mas como questões contornáveis com um trabalho específico. "É importante que os professores tenham acesso aos conceitos da educação inclusiva voltada para todos os t