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Mostrando postagens de dezembro 20, 2007

Livro analisa tiras cômicas como um dos gêneros do jornalismo por Paulo Ramos

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Há diferentes perspectivas teóricas para pesquisar os gêneros dos quadrinhos, nem todas coincidentes. Uma delas, mais rara, é a que vincula as diferentes formas de produção quadrinística à área jornalística. É com esse olhar que o professor universitário Marcos Nicolau enxerga as tiras no livro "Tirinhas – A Síntese Criativa de um Gênero Jornalístico". A obra começou a ser vendida nesta semana (Marca de Fantasia, R$ 11). O teor jornalístico das tiras, para ele, não se resume ao fato de serem publicadas em jornal. Seria mais que isso. No entender do autor, os cem anos de produção delas permitem afirmar constituam um dos gêneros do jornalismo. A fundamentação é feita na primeira parte do livro, a mais importante das 68 páginas da obra. Nicolau aproxima as tiras, ou tirinhas, como ele prefere, de outras produções rotuladas de jornalísticas, mas que não seguem à risca os manuais de redação. É o caso das crônicas, que possuem uma liberdade de conteúdo e de estética próprias, alg

Só 12,1% dos jovens entre 18 e 24 anos são universitários

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Brasil Universitário por Angela Pinho, Antônio Góis, Fábio Takahashi Apenas 12,1% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão matriculados em algum curso superior. O número, divulgado ontem, mantém o país distante da meta do Plano Nacional de Educação de chegar a pelo menos 30% em 2011. Integrantes do próprio governo admitem que será muito difícil o país chegar a esse patamar daqui a quatro anos. O presidente do Inep (instituto de pesquisa ligado ao MEC), Reynaldo Fernandes, argumenta, por outro lado, que o número ficou estagnado no patamar de 9% durante muito tempo e só começou a se mover recentemente. De 2005 para 2006, as matrículas de jovens no ensino superior cresceram 1,2 ponto percentual -o índice era de 10,9 há dois anos e havia sido de 10,4 em 2004. Uma das razões para esses baixos valores é a repetência ou mesmo a entrada tardia do aluno na educação básica, que faz com que ele ingresse na universidade com mais de 24 anos. Há também o fato de os alunos do ensino à dis