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Mostrando postagens de outubro 12, 2011

Em MS, fieis rendem homenagens

Missa que encerrou a novena na terça-feira (11/10) teve benção de pães. Santa foi proclamada padroeira do Brasil em 1930 , após milagres confirmados. Em Campo Grande , as homenagens à Nossa Senhora Aparecida começaram na noite dessa terça-feira (11/10) na paróquia que leva o nome da santa. A missa que encerrou a novena dedicada à padroeira do Brasil teve benção de pães. "Na hora do aperto, do socorro, a gente sempre pede a ela a intercessão sobre nós", diz a aposentada Lila Freitas. Em 1717, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba, em São Paulo. Em 1930, depois de vários milagres confirmados, a santa foi proclamada Rainha do Brasil e padroeira dos católicos. "Nosso povo vê nela um sentido não de salvação, pois salvação é apenas Jesus, mas de esperança de uma mãe que cuida e quer que todos nós possamos ter uma vida como filhos e irmãos", explica o padre Carlos Henrique Botura. Na celebração especi
Muito se fala sobre a Amazônia em termos de fauna e flora, potencial energético e riqueza biogenética, mas pouco se aborda o processo histórico de sua população. Para preencher esta lacuna, de 18 a 21 de outubro, ocorrerá o IV Simpósio Nacional de História da População A ser realizado no auditório setorial básico II da UFPA. As inscrições estão abertas e prosseguem o primeiro dia do evento, o qual conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, que aglutina um grupo de pesquisadores de excelência nos estudos das populações do passado. Temática Com o objetivo de discutir os rumos da pesquisa na área e trocar experiências com alunos e pesquisadores de outros estados e países, o Simpósio discutirá questões como “Migração nacional e internacional na Amazônia" e "População e família na Amazônia". De acordo com um dos organizadores do evento, o diretor do Centro de Memória da Amazônia (CMA), professor Antônio Otaviano Vieira Junior, o Norte do Brasil

Estudantes ou pacientes? - Por Raiana Ribeiro

Por que as crianças não aprendem? É essa a pergunta que tem movido centenas de pesquisadores, educadores, famílias e autoridades a entenderem o fracasso escolar e a buscarem soluções para um dos maiores problemas da educação brasileira atualmente. Falta de inteligência, problemas psicológicos, biológicos, afetivos, pobreza e desnutrição. Em teoria, essas explicações perderam sentido na década de 80, quando as dificuldades na aprendizagem deixaram de ser vistas como uma questão exclusiva dos alunos e passaram a ser analisadas à luz de todo o processo de escolarização. Em teoria. O que se tem visto nos últimos dez anos é o retorno das explicações biológicas para justificar defasagens no aprendizado. A chamada medicalização da educação é definida por especialistas de educação, psicologia e pediatria como um processo que transforma questões coletivas e sociais em questões individuais e biológicas, mais especificamente, em doença. Nessa perspectiva, os estudantes que apresentam probl