Muito se fala sobre a Amazônia em termos de fauna e flora, potencial energético e riqueza biogenética, mas pouco se aborda o processo histórico de sua população. Para preencher esta lacuna, de 18 a 21 de outubro, ocorrerá o

IV Simpósio Nacional de História da População

A ser realizado no auditório setorial básico II da UFPA. As inscrições estão abertas e prosseguem o primeiro dia do evento, o qual conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, que aglutina um grupo de pesquisadores de excelência nos estudos das populações do passado.

Temática

Com o objetivo de discutir os rumos da pesquisa na área e trocar experiências com alunos e pesquisadores de outros estados e países, o Simpósio discutirá questões como “Migração nacional e internacional na Amazônia" e "População e família na Amazônia".

De acordo com um dos organizadores do evento, o diretor do Centro de Memória da Amazônia (CMA), professor Antônio Otaviano Vieira Junior, o Norte do Brasil é marcado pela intensa movimentação de populações. “Um exemplo disso é o número expressivo de nordestinos que vieram a Belém durante o ciclo da borracha”, recorda.

O professor ressalta também que pesquisas sobre a história das populações , além de serem importantes no ambiente acadêmico, são de fundamental importância para que pessoas interessadas no tema conheçam o passado de sua civilização e possam ter condições de buscar respostas para problemas atuais

. “Em tempos de mudanças demográficas significativas no Brasil (aumento da chefia feminina, envelhecimento da população, diminuição no número de filhos por casal...), falar da História da População na Amazônia é também falar dos nossos problemas hoje, fazendo do passado uma poderosa ferramenta para se conhecer o presente”.
O Simpósio será oportunidade para que o CMA apresente um estudo inicial e pioneiro sobre um sistema de gerenciamento de indivíduos, feito pelo grupo RUMA (Grupo de Pesquisa, População, Família e Migração na Amazônia).

Este estudo ainda está em andamento. Será lançado também um livro sobre: “História da Família e do Casamento em Belém” e um Guia de Fontes para a História da População na Amazônia, ambos produzidos por professores da UFPA e membros do RUMA.
As inscrições podem ser feitas no pavilhão B do curso de história da UFPA – Campus Guamá até o primeiro dia do evento. Serão ofertadas apenas 150 vagas.

Serviço

IV Simpósio Nacional de História da População
Local: Auditório setorial básico II da UFPA
Data: 18 a 21 de outubro
Inscrições: no pavilhão B do curso de História até o primeiro dia do evento, dia 18 de outubro.
Email: snhp2011@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura