"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"





Seminário internacional na Jamia Millia Islamia (A Universidade Central), Nova Deli, Índia.

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública: Comparando Experiências indianos e europeus, com especial referência aos muçulmanos Minorias".

A conferência terá lugar 10-12 de fevereiro de 2010.

O objetivo principal do seminário, que reunirá importantes estudiosos de diferentes partes do globo, é proceder a uma análise comparativa das perspectivas de indianos e europeus e as políticas de lidar com as questões relacionadas com as minorias religiosas, especialmente às suas populações muçulmanas.

A Europa enfrenta os novos desafios da diversidade cultural e religiosa. Imigrantes muçulmanos constituem o aspecto mais importante desta diversidade. O Multiculturalismo emergiu como um discurso dominante para lidar com esse desafio. A Índia tem vivido historicamente com a diversidade cultural e religiosa, mas enfrenta novos desafios na gestão dessa diversidade desde que lançou o projecto de criação de um Estado-nação, após sua independência. O foco da proposta do seminário é realizar um estudo comparativo das abordagens para a acomodação da diversidade cultural e religiosa na Europa e na Índia. O seminário irá refletir os caminhos da Índia e da Europa pode aprender com as experiências recíprocas, negociar e acomodar a identidade religiosa das minorias, especialmente os muçulmanos, na arena pública.

Um enfoque comparativo sobre o comportamento do Estado é crucial para entender o processo de integração política, uma vez que as formas e estruturas a relação entre o cidadão, das comunidades e do Estado.

Como as demandas da unidade e diversidade são reconciliados não pode ser determinado em abstrato, para o modo de reconciliação, obviamente, variam de sociedade para sociedade. Das sociedades tradicionais, como a Índia têm sido historicamente multicultural e evoluiu melhor mecanismo institucional de harmonizar as demandas de grupos multiculturais, apesar de estes mecanismos são hoje postas à estirpe severa no contexto da construção da nação processos. Em contrapartida, as sociedades modernas ocidentais produziram nação culturalmente homogênea, afirma que, contudo, têm dificuldades em lidar com a comunidade com exigências culturais, embora neste momento um bom número de experimentos estão em andamento para o acolhimento de identidades comunidade distinta. Por exemplo, a Grã-Bretanha representa um caso de uma política consciente que promove e permite espaço para a existência comunitária dentro do quadro político mais amplo. Em geral, grande parte da Europa Ocidental pode viver com as diferenças individuais, mas sente-se ameaçada na ausência de uma organizada, institucionalizada, claramente definido, e fonte singular de unidade.

Por outro lado, a Constituição da Índia aspira a um equilíbrio entre direitos individuais e de grupo e processo político indiano historicamente tem gerido a identidade com várias exigências-se minoria ou maioria, sem exigir a representação autêntica com tais grupos na Europa, já tendo evoluído como um grupo de Estados-nação nos séculos precedentes, agora está sendo chamado a acolher e integrar uma substancial minoria religiosa no ethos nacional dominante. Por outro lado, a Índia desenvolveu um quadro político em que a tentativa foi de integrar as minorias, como parte integrante da sociedade, enquanto permitindo-lhes um pouco de espaço religioso. A comparação entre esses dois casos, a divergência é baseado na idéia de que tal estudo comparativo iria proporcionar insights e lições que possam ser de extrema relevância para ambos. Minorias muçulmanas no âmbito dos Estados nacionais sugerem pontos fortes de convergência mútua. Os organizadores estão particularmente interessados em artigos que abordam a seguinte questão / questões:

1. Abordagens de como europeus e indianos para com a religião, em particular o Islão, formas de fazer política em relação aos muçulmanos?


2. Como as instituições políticas em países europeus (em especial aqueles com as maiores populações muçulmanas, ou seja, França, Alemanha e Grã-Bretanha), e na Índia, em vários níveis de governo estão gerenciando as demandas da diversidade cultural e religiosa. Que alterações nestes mecanismos institucionais são sugeridas pela análise comparativa?


3. Quais têm sido as respostas islâmicos para o multiculturalismo na Europa e na Índia?


4. Como é que o passado colonial ea experiência dos grupos de imigrantes na Europa e na Índia afetam a realidade pós-colonial?


5. Quais são as diferentes abordagens dos países da Europa e da Índia para a cidadania e as leis de naturalização?


6. Quais são as formas e manifestações de discriminação contra os muçulmanos na lei e nas práticas sociais na Europa e na Índia? Faça o impacto dessas diferenças no modo como os grupos culturais responder para o estado?


7. Quais são as medidas de protecção existentes contra a discriminação religiosa em países europeus e na Índia?


8. Qual é o papel da educação nas escolas públicas e em escolas muçulmanas em termos de promoção da integração de ambos os países europeus ea Índia?


9. Como a identificação religiosa islâmica interagir com outros fatores sociais, como classe, linguagem e etnia, gênero de origem nacional e regional e moldar as políticas de estado em ambos os países europeus ea Índia?


10. Quais foram os impactos da "securitização" do Islã na Europa e Índia sobre suas populações muçulmanas?


11. Quem fala para europeus e indianos muçulmanos? Como é que o debate sobre a questão da representação de muçulmanos na esfera pública, na Índia e na Europa foram enquadrados?


12. As principais características da atual política de identidade muçulmana na Europa e na Índia:

1. Abordagens para a religião
2. As instituições políticas e religiosas das minorias
3. Resposta islâmica ao multiculturalismo
4. Leis sobre cidadania e naturalização
5. Estado, direito e discriminação
6. A protecção jurídica contra a discriminação
7. Educação, escola e integração
8. Debates sobre o Islã e securitização
9. Muçulmano representação na esfera pública
10. Política de identidade muçulmana


Resumos serão aceitos até 15 de novembro de 2009 e-mail para Dr. Konrad Pedziwiatr: k.pedziwiatr @ gmail.com.

Fonte: http://www.euro-islam.info/ [com tradução e adaptações]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura