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Mostrando postagens de novembro 10, 2009

Começam as atividades do mês da consciência negra em Salvador – Por Eliane Costa

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Salvador é a cidade mais africana do Brasil. É inegável a importância que povos negros tiveram para formação da identidade soteropolitana, seja nas artes, na religião, música, culinária, língua, dentre outros aspectos. Apesar disso, os negros da capital baiana ainda sofrem com o preconceito e o desrespeito à sua cultura. Para protestar contra esta realidade, teve início neste domingo (8/11) as atividades do mês da consciência negra que terá eventos em diversos pontos da cidade. A primeira atividade foi a 2ª Caminhada contra a intolerância religiosa que aconteceu no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador . Durante o evento, centenas de adeptos de religiões de matriz africana pediram respeito aos terreiros de Candomblé e defenderam a liberdade de cada um escolher a religião que pratica. Até o final de novembro, caminhadas semelhantes vão ocorrer em outros bairros da cidade, como Engenho Velho da Federação. Na próxima quarta-feira (11/11), será a vez de uma aula públ

Curso gratuito sobre História do Cinema

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O Maranhão na Tela promoverá mais uma edição do curso de cinema gratuito, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para o curso de Teoria e História do Cinema, a ser realizado no Anfiteatro do Jornal O Imparcial , com carga horária de 20 horas/aula. A ministração das aulas estará por conta de Tadeu Capistrano, professor do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde leciona: Teoria da Imagem e desenvolve pesquisas em fotografia, cinema, vídeo e realidade virtual. O objetivo do curso é estudar as transformações da imagem cinematográfica a partir de uma análise de seus respectivos dispositivos, formações históricas e contextos socioculturais: “O curso analisará o cinema como um dispositivo instável, tendo como ponto de partida o estudo da formação de “certo inconsciente cinematográfico, ou uma força imaginária”, continuamente em trânsito, que emergiu na modernidad