Curso gratuito sobre História do Cinema


O Maranhão na Tela promoverá mais uma edição do curso de cinema gratuito, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2009. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para o curso de Teoria e História do Cinema, a ser realizado no Anfiteatro do Jornal O Imparcial, com carga horária de 20 horas/aula. A ministração das aulas estará por conta de Tadeu Capistrano, professor do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde leciona: Teoria da Imagem e desenvolve pesquisas em fotografia, cinema, vídeo e realidade virtual.

O objetivo do curso é estudar as transformações da imagem cinematográfica a partir de uma análise de seus respectivos dispositivos, formações históricas e contextos socioculturais: “O curso analisará o cinema como um dispositivo instável, tendo como ponto de partida o estudo da formação de “certo inconsciente cinematográfico, ou uma força imaginária”, continuamente em trânsito, que emergiu na modernidade industrial, com seus aparatos de ilusão, até suas materializações na atualidade, com os recentes dispositivos de imersão na imagem”, explica o professor Tadeu Capistrano, que leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O coordenador de Relações Institucionais da MPX, que promove o evento, Orlando Ribas, destaca que a empresa patrocina o Maranhão na Tela 2009 pela característica do projeto de aliar entretenimento à capacitação profissional. “Acreditamos em projetos que deixam raízes, que provocam as pessoas a mudarem não apenas o seu olhar, mas também levam a expandirem suas oportunidades”, explica Ribas.

As aulas serão gratuitas e as inscrições poderão ser realizadas através do site do projeto (www.maranhaonatela.com.br) a partir do dia 10 de novembro.


Perfil do Professor

Tadeu Capistrano é professor do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde leciona Teoria da Imagem e desenvolve pesquisas em campos afins, tais como fotografia, cinema, vídeo e realidade virtual. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizou tese sobre cinema, tecnologia e percepção com o apoio da CAPES e da Columbia University, onde foi visiting scholar durante o ano de 2006. É mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se bacharelou em Cinema, após concluir licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Recentemente organizou o “Colóquio Internacional Cinema, Tecnologia e Percepção: novos diálogos” e foi curador das mostras “À pele da película” e “O cinema em carne viva: os filmes de David Cronenberg”.

Fonte: http://www.badaueonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura