sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Universidade Estadual de Maringá promove curso sobre religiões afro-brasileiras



O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, a partir deste sábado (20/02), o curso de extensão 


"Religiões Afro-brasileiras: Desmistificando Conceitos"


Ministrada pelo professor Silvio Ruiz Paradiso. A programação também prevê atividades nos dias 27 de fevereiro, 5, 12 e 19 de março. 

O curso tem como objetivo discutir e explanar temas inerentes às religiões de matriz-africanas, desde sua raiz no pensamento animista africano, até sua ressignificação no Brasil e os dias atuais. 


O conteúdo abrangerá temas como os tipos de religiões afro-brasileiras, conceitos, ritos, mitos, orixás e questões transversais discutidas nestas religiões, como gênero e sexualidade, política, racismo e preconceito e principalmente intolerância religiosa. 

Paradiso, além de pesquisador da área, tem experiência viva em comunidades-terreiros, sendo participante do Egbé Ifá Irosun Agba, também conhecido como Centro Cultural Oloroke. 


A proposta do curso de extensão nasceu do diálogo entre o palestrante, a coordenadora do Neiab, Marivânia de Araujo, e o vice-coordenador, Eronildo da Silva. 

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: neiab@uem.br, com direito a um certificado de 20 horas.




Culto ecumênico celebra 20 anos do complexo social Cidade da Luz/Mato Grosso do Sul


O evento pretende incentivar o respeito e a união entre as religiões.

Lideranças de diversas religiões participam, no próximo dia 23, terça-feira, de culto ecumênico em celebração aos 20 anos de existência da Cidade da Luz – complexo social que beneficia cerca de 200 mil pessoas por ano. O evento será comandado pelo médium e fundador da instituição, José Medrado, a partir das 19h30, na sede da instituição.

O culto inter-religioso pretende celebrar o respeito e a união entre espíritas, católicos, evangélicos, islâmicos, judeus e candomblecistas.  Na ocasião, também serão celebrados os 38 anos de atuação do Centro Espírita Cavaleiros da Luz, primeiro núcleo da Casa, encarregada pela oferta de serviços médicos, odontológicos e psicológicos; escola; capacitação profissional (cursos e oficinas); orientação espírita doutrinária, através de palestras e cursos; acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, no Lar Luz do Amanhã, além do apoio às famílias.

Participam do culto, o Padre Luiz Simões (catolicismo); o Sheik Abdul Hameed Ahmad (islamismo); o representante do judaísmo, Luciano Fingergut; a Yalorixá, Jaciara Ribeiro (candomblé), Mãe Nicinha (candomblé) e o pastor da Igreja Batista da Fé, Juvânio Araújo da Silva (evangélico). Estarão presentes ainda, integrantes do Comitê Inter-religioso de Combate à Intolerância Religiosa na Bahia, do qual José Medrado faz parte.

Durante o evento, haverá ainda apresentação do Coral da Casa: Raio de Sol da Cidade da Luz, bem como apresentação artística das crianças do Lar Luz do Amanhã.

Cidade da Luz

Fundada em 27 de fevereiro de 1996, a Cidade da Luz é um Complexo Social de direito privado, sem fins lucrativos que abrange o Abrigo Lar Luz do Amanhã, Instituição de acolhimento para crianças; um Ambulatório Odonto-Médico que oferece assistência às pessoas cadastradas; e a Escola Carlos Murion.