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Mostrando postagens de abril 22, 2009

Brasil e Portugal trocarão documentos históricos sobre ditaduras

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Brasil e Portugal trocarão documentação sobre as ditaduras militares, após a assinatura de um acordo nesse sentido entre o ministro da Justiça, Tarso Genro e o Centro de Documentação 25 de abril, da Universidade de Coimbra . O protocolo facilitará o acesso aos documentos, em Portugal, do Governo de Antonio de Oliveira Salazar (1933-1974), e, no Brasil, de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937-1945), e a ditadura militar brasileira (1964-1985). A troca também incluirá os processos de transformação social e a transição democrática em ambos os países. "Temos um acervo muito importante na Comissão de Anistia, que provavelmente nenhuma outra instituição brasileira tem", disse Tarso Genro. Por sua parte, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Documentação 25 de abril, ressaltou "as relações seculares entre a Universidade de Coimbra e o Brasil, que se diversificaram muito nos últimos tempos". Fonte: http://www.abril.com.br

Professor sem preparo trava uso de computador em escola – Por Elvira Lobato e Antonio Gois

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Colégios também sofrem com falta de estrutura para abrigar equipamentos Laboratórios de informática são subutilizados por falta de conhecimento técnico dos professores para aplicá-los no ensino A implantação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas do país até o fim de 2010, prometida pelo governo Lula, esbarra no despreparo dos professores para usar o computador e na falta de manutenção dos equipamentos e das instalações, responsabilidade de Estados e municípios. É o caso de Almenara (MG), onde os 15 computadores da escola estadual Angelina Nascimento são usados apenas por cerca de 15 horas ao mês. Motivo: os professores temem quebrar as máquinas. Desde 1997, o ProInfo (programa de informatização das escolas, do Ministério da Educação) já investiu R$ 726 milhões. Os gastos crescem anualmente. Só no ano passado, eles chegaram a R$ 317 milhões (1% do orçamento do MEC).O percentual de escolas públicas com laboratório de informática também cresceu. De 1999 a 2006, p