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Mostrando postagens de agosto 10, 2009

Influências francesas e portuguesas no Brasil

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O livro-reportagem “ A Francesa História do Brasil” lançado sábado (08/08/09) no Museu Imperial , em Petrópolis, projeta um novo olhar sobre as origens do Brasil ao combinar as influências portuguesa e francesa na construção da identidade do povo brasileiro. Como parte das comemorações ao Ano da França no Brasil , que decorre até 15 de Novembro, a obra desvenda o papel da França nos cinco séculos de história brasileira aliada à presença portuguesa. Escrito pelo cientista político Eduardo de Oliveira, “A Francesa História do Brasil” aborda o papel da França no processo de construção da identidade brasileira e traz passagens significativas sobre a presença francesa no Brasil e suas conseqüências. «Na historiografia tradicional brasileira sobre o século XVI, por exemplo, a tendência sempre foi valorizar os elementos portugueses, africanos e indígenas, porque a História foi contada pelos vencedores. Por isso, os franceses sempre foram vistos como piratas, hereges e até mesmo como vilões.
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O 6º Seminário Memória-Unicamp será realizado entre 14 e 16 de outubro, em Campinas (SP), com o objetivo de contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre patrimônio cultural e memória social. O evento será realizado pelo Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O seminário reunirá trabalhos de pesquisadores de vários campos disciplinares que abordam, sob diferentes pontos de vista, temas que se relacionam com essas problemáticas, com contribuições advindas especialmente da sociologia, da antropologia e da história cultural. A conferência de abertura do evento, com o título “Natureza, ambiguidade e dilemas do valor cultural”, será apresentada por Ulpiano Bezerra de Meneses, professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A programação incluirá o debate de temas como “ Patrimônio Imaterial: Memória e Identidade” e “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural no Brasil”. Mais informações: www.cmu.unicamp.br/v

Educação e Desenvolvimento - Por Simone Harnik

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Alunos cubanos são melhores que os brasileiros porque seus professores sabem mais, diz pesquisador dos EUA Avaliações internacionais revelam que o desempenho de estudantes cubanos em matemática e linguagem é bastante superior ao dos brasileiros. E, segundo o pesquisador da Universidade de Stanford Martin Carnoy, há uma razão para essa performance diferenciada na ilha de Fidel: lá a qualificação dos docentes é melhor e o envolvimento, maior. "A causa principal [para Cuba se destacar nas provas] é que os professores têm mais domínio da disciplina e têm uma clara ideia de como ensiná-la", afirmou o pesquisador ao UOL Educação . Carnoy estudou as diferenças nos sistemas de ensino do Brasil , de Cuba, e do Chile . Os resultados foram sintetizados no livro: "A vantagem acadêmica de Cuba" , publicado no Brasil pela Ediouro em parceria com a Fundação Lemann. Durante a última semana, o acadêmico ministrou palestras divulgando o trabalho no país. A boa formação do magis