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Mostrando postagens de dezembro 5, 2012

Grupo de Diálogo Inter-Religioso recebe homenagem – Por Vítor Bley de Moraes

Por proposição do vereador Valter Nagelstein (PMDB), a Câmara da Capital realizou, na noite de terça-feira (4/12), sessão solene para a entrega do Troféu Câmara Municipal ao Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (Dirpoa).  A cerimônia, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi presidida pelo vereador Elói Guimarães ( PTB ) e contou com a presença do prefeito José Fortunati; da coordenadora do Dirpoa, Alfa Scavone Buono; do vigário-geral da Arquidiocese de Porto Alegre , monsenhor Tarcísio Pedro Scherer; do representante-geral do Foro da Comarca de Porto Alegre , juiz Carlos Francisco Gross; representantes das mais diferentes religiões que compõem o grupo, parentes e amigos. Além do troféu, foram entregues diplomas a todos os integrantes do Dirpoa. Paz Nagelstein destacou a importância dos ensinamentos e valores pregados por todas as fés religiosas. Disse que todas as religiões têm o mesmo caminho e que o mais importante é compartilhar e levar a toda sociedade os

Jonathan Harvey, compositor da espiritualidade

O compositor britânico de música clássica morreu terça-feira, aos 73 anos, tendo-se evidenciado, desde os anos 1960, pela vontade de alcançar uma expressão estética de cariz religioso através dos meios tecnológicos. O compositor britânico de música clássica Jonathan Harvey morreu ontem, aos 73 anos, soube-se esta quarta-feira, através da sua editora, a Faber Music. Há algum tempo que estava confinado à cadeira de rodas por causa de uma doença neurológica. Discípulo de Karlheinz Stockhausen, compunha desde 1960, tendo-se notabilizado na fase inicial pela utilização experimental da instrumentação electrónica. A partir dos anos 1970, Harvey afirmou a sua singularidade, mergulhando na espiritualidade e nas religiões do mundo. Algumas das suas peças mais conhecidas são Mortuos Plango e Vivos Voco, onde utiliza os sons dos sinos da catedral de Winchester. A essência da sua linguagem musical  pode-se resumir numa contínua vontade de alcançar uma expressão estética de cariz religi

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A importância do cinema na imagem das religiões

Académicos de diversas áreas discutem de que maneira o cinema muda a imagem que temos das religiões – simpósio internacional  “Cinema e Religiões” quinta e sexta-feira no CES-Lisboa. Há uma relação entre o espaço sagrado e o cinema que durante todo o século XX alterou a imagem das religiões. João Mascarenhas Mateus falará nesta quinta-feira, no simpósio internacional "Cinema e Religiões" , de um desses espaços: o Santuário de Fátima. “A imagem que temos de Fátima é feita pela recordação que temos de quando lá estivemos, mas é depois complementada pelas imagens cinematográficas a que cada indivíduo tem acesso”, explica o investigador – Espaço Sagrado e Cinema.  Primeiras Imagens Fílmicas do Santuário de Fátima é a sua comunicação. Continua: “A ideia que temos do que é um local sagrado, por exemplo o Santuário de Fátima, é-nos dada pelo cinema que acompanhou a sua evolução e ajudou à consolidação da sua reputação, da sua força, da sua imagem.” João

Na contramão do mercado – Por Pe. Alfredo J. Gonçalves

Deus não usa balança para equilibrar falhas e pecados, de um lado, perdão e graça, do outro. Também parece não conhecer certas novidades modernas, tais como o relógio, o preço, o metro, o cálculo.  Definitivamente, como assegura Antonietta Potente (La religiosità della vita – una proposta alternativa per abitare la storia), Deus não é um matemático, no sentido popular do termo. No exercício da justiça, não trabalha com o adjetivo "distributivista”. Prevalecem antes a compaixão, a misericórdia e a bondade.  "Transborda um poema do meu coração”, diz o salmo (Sl 44/45). Tudo transborda em grau infinito, gratuito e incomensurável na justiça de Deus. Trata-se de algo incompreensível para a inteligência humana, finita por natureza. Na travessia histórica do ser humano pela face da terra, em especial no ocidente modernizado, industrializado e urbanizado, as marcas da ciência e do iluminismo deixaram rastros de um conceito de tempo e espaço contados, respectivamente,