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Mostrando postagens de dezembro 28, 2007

MPOG autoriza vagas para Universidades Federais e para ABIN

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Surgirão no próximo ano novas oportunidades para quem pretende ingressar no serviço público. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou nesta sexta-feira (28) a realização de concursos para instituições federais de ensino superior e para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, nas páginas 187 e 188 da primeira seção. Para as federais, vinculadas ao Ministério da Educação, ficam previstas 7.543 vagas, entre cargos de níveis médio e superior. São 2.543 oportunidades para professor de 3º grau, 2.272 para técnico-administrativo de classificação “E” (com graduação) e 2.728 para técnico-administrativo de classificação “C” e “D” (com qualificação técnica para a área). De acordo com a portaria, as nomeações dos aprovados devem acontecer ainda em 2008. A distribuição das vagas para cada instituição deve ser feita em breve pelo Ministério da Educação. Já para a Abin, estão reservadas 190 vagas, que serão preenchidas também

Pesquisa: desigualdade educacional é maior que de renda

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Pesquisa feita pelo coordenador do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Francisco Soares, estima que a desigualdade educacional no País é maior do que a econômica. Utilizando-se do índice Gini, que mede o grau de desigualdade existente na distribuição de indivíduos segundo a renda domiciliar per capita, Soares chegou a uma diferença de 0,09 entre educação e renda. O nível de desigualdade educacional ficou em 0,635. O Gini varia entre zero e um, sendo um o valor representativo de maior desigualdade. Segundo a Folha de S.Paulo, o trabalho foi publicado no International Journal of Educational Research. O pesquisador usou como dados as notas dos estudantes de oitava série nas provas de matemática - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) referentes ao ano de 2003, criado pelo governo federal. Adaptando os parâmetros econômicos à educação, Soares chegou à conclusão de que o nível de desigualdade educacional é de 0,635. Para o

Censo: oferta de cursos cresce mais que matrículas

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O número de cursos de graduação tradicionais oferecidos por instituições de ensino superior cresceu 8,3% em relação a 2006, enquanto o número de matrículas presenciais cresceu 5%, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2006, divulgado hoje, em Brasília. » Região Sudeste tem 56,6% dos doutores » Administração tem o maior nº de alunos Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), foram registrados 22.101 cursos presenciais em 2006, contra 20.404 em 2005. Em 2003 eram 16.453. Em relação às matrículas, o número passou de 4.453.156, em 2005, para 4.676.646, em 2006. Os cursos tecnológicos tiveram um aumento maior do que os tradicionais, crescendo 34,3% no número de matrículas. Em 2005 eram 214.271 alunos matriculados. Em 2006, esse número passou para 287.727. Dentro desse quadro, 32.616 alunos estão matriculado em cursos tecnológicos federais. Um crescimento de 11,3% em relação a 2005. EAD O Censo mostrou também um crescimento de 571%

Livros que Clio Recomenda V

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Vida de Niemeyer é descrita em um volume da série "Folha Explica" Durante os 100 anos de vida, Oscar Niemeyer realizou obras como o conjunto da Pampulha - projeto pioneiro de novas faces da arquitetura no mundo -, o Edifício Copan, o conjunto do Parque Ibirapuera e a criação de Brasília (ele trabalhou no plano piloto com a equipe de Lucio Costa) em 1960. Leia a seguir a introdução do livro. Entre seus projetos recentes estão o Sambódromo, o Memorial da América Latina e o Museu de Niterói. O volume "Oscar Niemeyer", de Ricardo Ohtake, parte da série "Folha Explica", da Publifolha, mostra a trajetória do mais importante criador brasileiro vivo, reconhecido em todo o mundo. O livro conta fotos e doze ilustrações feitas pelo próprio arquiteto. Veja entrevista com Ricardo Ohtake. Niemeyer sempre se superou. Cada projeto acabou impedindo que muitos trabalhos fossem plenamente assimilados e reconhecidos. Leia sobre a exposição que mostra a influência do arquiteto