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Mostrando postagens de setembro 14, 2011

Fazer faculdade no Brasil pode aumentar salário em mais de 150%, diz OCDE - Por Pedro Peduzzi

Investir em uma formação de ensino superior resulta em ganhos futuros. A conclusão faz parte de relatório divulgado hoje (13) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, no Brasil, ter curso superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos. É o mais alto índice entre todos os 30 países pesquisados.   O estudo aponta que, nos países analisados, em média, um indivíduo que concluiu a educação superior recebe pelo menos 50% a mais do que uma pessoa com ensino médio concluído. De acordo com a OCDE, no Brasil , 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador. O estudo aponta, ainda, que 30,1% dos brasileiros entre 15 e 19 anos não estão estudando e que, desses, 16,1% estão empregados, 4,3% estão desempregados e 9,7% não estão na força de trabalho. A população brasileira de 15 a 29 anos e com mais estudo é a que tem menor probabilidade de

Jornada sobre América Latina: abordagens de Arte e Crítica Cultural

A Jornada sobre América Latina: abordagens de Arte e Crítica Cultural será realizada no dia 27 de setembro, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A programação será aberta com a palestra:  “A ideia do Museu das Américas: um projeto de antropologia ativa de Eduard Glissant” a ser apresentada por Jacques Leenhardt, diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França). Na mesa-redonda “Novas leituras sobre arte e crítica cultural”, Mariza Bertoli (ABCA), falará sobre o tópico “A Sedução dos Contrários – uma aproximação simbólica na plástica de artistas latino-americanos”. Hélcio Magalhães (Sesc-SP) abordará o tema “Imaginários Urbanos nas Praças Públicas: o simbólico em monumentos escultóricos em São Paulo e Buenos Aires”. “Mulheres artistas no pavilhão latino-americano na 54ª Bienal
Simpósio:   “Estudos Japoneses na América Latina – Tendências, Perspectivas e Projetos Conjuntos”  reunirá professores e pesquisadores do Brasil , de diversos outros países latino-americanos e do Japão para debaterem o desenvolvimento contemporâneo das pesquisas sobre o Japão nas áreas de tradução, ensino do Japonês, religião, imigração, tecnologia de informação e relações internacionais, com mesas compostas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Essa variedade tem como objetivo proporcionar e enriquecer as discussões. Além das exposições de professores seniores há uma seção para jovens pesquisadores para o qual serão selecionadas dissertações e/ou teses defendidas recentemente sobre os Estudos Japoneses-Ponto de Encontro. Além disso, alunos de pós-graduação e graduação apresentarão painéis com resultados de suas pesquisas. O Simpósio é importante pelo que representam os países asiáticos no mundo contemporâneo e pela necessidade de produção de conhecimento próprio brasile