Grupo de Diálogo Inter-Religioso recebe homenagem – Por Vítor Bley de Moraes


Por proposição do vereador Valter Nagelstein (PMDB), a Câmara da Capital realizou, na noite de terça-feira (4/12), sessão solene para a entrega do Troféu Câmara Municipal ao Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (Dirpoa). 

A cerimônia, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi presidida pelo vereador Elói Guimarães (PTB) e contou com a presença do prefeito José Fortunati; da coordenadora do Dirpoa, Alfa Scavone Buono; do vigário-geral da Arquidiocese de Porto Alegre, monsenhor Tarcísio Pedro Scherer; do representante-geral do Foro da Comarca de Porto Alegre, juiz Carlos Francisco Gross; representantes das mais diferentes religiões que compõem o grupo, parentes e amigos. Além do troféu, foram entregues diplomas a todos os integrantes do Dirpoa.

Paz

Nagelstein destacou a importância dos ensinamentos e valores pregados por todas as fés religiosas. Disse que todas as religiões têm o mesmo caminho e que o mais importante é compartilhar e levar a toda sociedade os princípios defendidos pelo grupo composto por diferentes costumes e tradições religiosas, para um convívio de paz, de tolerância, fraternidade e convívio harmonioso.  É  um exemplo que Porto Alegre pode repassar ao mundo”, acrescentou. Enfatizou, ainda, que o grupo busca sempre, através de diálogo e de orações pela paz, a renovação interior e a busca do espírito de reconciliação e de harmonia, diante das rupturas do mundo.

Copa

O prefeito observou que a intolerância vem se acentuado na humanidade. Lembrou que o momento difícil é mostrado diariamente nos telejornais, deixando uma sensação negativa de convívio. Mas destacou que o trabalho desenvolvido pelo Dirpoa mostra que é possível uma relação mais fraterna entre os seres humanos. Disse que pretende encaminhar à Fifa, o pedido para que, antes dos jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, haja um espaço para o Grupo Dirpoa mostrar ao mundo que é possível uma convivência pacífica. Também o vereador Nelcir Tessaro (PSD) falou em nome da sua bancada.

Conflitos

A coordenadora do Dirpoa, Alfa Scavone Buono, agradeceu a homenagem e apresentou um histórico da formação do grupo. Disse que começou, em 1994, motivado pelos conflitos religiosos que ocorriam pelo mundo e a necessidade de buscar um caminho para a paz. Informou que foram agregando novos integrantes a cada ano até o seu reconhecimento por Lei Municipal em 2008, proposta pelo vereador Elói Guimarães. No final da cerimônia, líderes religiosos fizeram uma bênção e falaram da importância de uma sociedade mais fraterna, numa cultura de paz.

Lei

O Dirpoa foi reconhecido pela Lei Municipal 10.372 de 25 de janeiro de 2008, e é constituído por diferentes religiões. Integram o grupo: as igrejas Católica, Episcopal Anglicana do Brasil e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Associação Zen Budista do RS, Via Zen, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul e a filiada ao Atheneu Espírita Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, a comunidade Baháí de Porto Alegre, a Sociedade Islâmica e o Centro Cultural Islâmico do Rio Grande do Sul, a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre (Sibra) e os representantes da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros.

Troféu

O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é conferido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura