Universidade Estadual de Maringá promove curso sobre religiões afro-brasileiras



O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, a partir deste sábado (20/02), o curso de extensão 


"Religiões Afro-brasileiras: Desmistificando Conceitos"


Ministrada pelo professor Silvio Ruiz Paradiso. A programação também prevê atividades nos dias 27 de fevereiro, 5, 12 e 19 de março. 

O curso tem como objetivo discutir e explanar temas inerentes às religiões de matriz-africanas, desde sua raiz no pensamento animista africano, até sua ressignificação no Brasil e os dias atuais. 


O conteúdo abrangerá temas como os tipos de religiões afro-brasileiras, conceitos, ritos, mitos, orixás e questões transversais discutidas nestas religiões, como gênero e sexualidade, política, racismo e preconceito e principalmente intolerância religiosa. 

Paradiso, além de pesquisador da área, tem experiência viva em comunidades-terreiros, sendo participante do Egbé Ifá Irosun Agba, também conhecido como Centro Cultural Oloroke. 


A proposta do curso de extensão nasceu do diálogo entre o palestrante, a coordenadora do Neiab, Marivânia de Araujo, e o vice-coordenador, Eronildo da Silva. 

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: neiab@uem.br, com direito a um certificado de 20 horas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura