Um Enigma chamado Brasil

De tradições e épocas diferentes, um sem-número de interpretações foi escrito sobre a formação social do país, cujos temas inspiram discussões entre os especialistas.


Nesta coletânea, 29 artigos escritos por pesquisadores analisam diversos aspectos sociais do Brasil. Textos de pensadores como Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Manoel Bomfim e Octavio Ianni, entre outros, foram organizados por Lilia Moritz Schwarcz, professora titular no departamento de antropologia da USP, e André Botelho, professor adjunto da UFRJ.

Respeitando a complexidade dos temas, a obra aborda as questões de maneira clara e didática, estabelecendo um fio condutor entre as questões apresentadas e o pensamento dos autores.

O resultado é uma compilação crítica que percorre o pensamento social em diferentes gerações: desde aqueles que se debruçaram sobre a construção do Estado durante o Império até os ensaístas clássicos da década de 1930, passando pelos teóricos do racismo científico, seus críticos na Primeira República, os modernistas nos anos 1920 e, finalmente, a geração pioneira dos cientistas sociais e seus primeiros discípulos.

Ao reunir esses autores, "Um Enigma Chamado Brasil" contribiu para o debate contemporâneo e introduzir aos estudantes e entusiastas do tema ideias fundamentais para o entendimento da sociedade brasileira.



TÍTULO: Um Enigma Chamado Brasil

SUBTÍTULO: 29 Intérpretes e um País

ORGANIZADOR: André Botelho, Lilia Moritz Schwarcz

EDITORA: Companhia das Letras

ANO: 2009

IDIOMA: Português

Fonte: http://livraria.folha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura