Um Enigma chamado Brasil

Nesta coletânea, 29 artigos escritos por pesquisadores analisam diversos aspectos sociais do Brasil. Textos de pensadores como Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Oliveira Vianna, Manoel Bomfim e Octavio Ianni, entre outros, foram organizados por Lilia Moritz Schwarcz, professora titular no departamento de antropologia da USP, e André Botelho, professor adjunto da UFRJ.
Respeitando a complexidade dos temas, a obra aborda as questões de maneira clara e didática, estabelecendo um fio condutor entre as questões apresentadas e o pensamento dos autores.
O resultado é uma compilação crítica que percorre o pensamento social em diferentes gerações: desde aqueles que se debruçaram sobre a construção do Estado durante o Império até os ensaístas clássicos da década de 1930, passando pelos teóricos do racismo científico, seus críticos na Primeira República, os modernistas nos anos 1920 e, finalmente, a geração pioneira dos cientistas sociais e seus primeiros discípulos.
Ao reunir esses autores, "Um Enigma Chamado Brasil" contribiu para o debate contemporâneo e introduzir aos estudantes e entusiastas do tema ideias fundamentais para o entendimento da sociedade brasileira.
TÍTULO: Um Enigma Chamado Brasil
SUBTÍTULO: 29 Intérpretes e um País
ORGANIZADOR: André Botelho, Lilia Moritz Schwarcz
EDITORA: Companhia das Letras
ANO: 2009
IDIOMA: Português
Fonte: http://livraria.folha.com.br
Comentários