Encontro Paulista de Prevenção aborda envolvimento das lideranças religiosas no combate às DSTs/aids – Por Fernando Fidélis



No último dia do 1° Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids, participantes consideraram importante o envolvimento das lideranças religiosas na prevenção dessas doenças no país.


“É difícil envolver a religião na prevenção à aids, às outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), e na abordagem da sexualidade. Cada igreja tem a sua doutrina e, quando você fala sobre aids com elas, a interpretação da cada uma varia. Isso influencia o soropositivo”, afirmou Ester Lisboa, assessora de Programa Saúde e Direitos, do KOINONIA - entidade ecumênica de prestação de serviços voluntários a populações vulneráveis, entre elas doentes de HIV/aids. Ester contou que há líderes religiosos que enganam seus fiéis dizendo que permanecendo na igreja seriam imunes ao HIV. Porém, segundo ela, esses líderes estão mudando de discurso porque foram detectados casos da doença entre os seguidores das religiões. “A aids entrou pelas portas das igrejas e se sentou nos bancos”, disse.

Para a representante do Grupo de Valorização Trabalho em Rede SP (GVTR) e praticante da religião de matriz africana, Maria Martins, muitos adeptos da sua religião já aceitam falar sobre a prevenção às DST/aids e sexualidade. “Um colega, sacerdote da minha religião, apresentou seu resultado positivo para conscientizar as pessoas a se prevenirem. O HIV não só está fora, mas também dentro das casas”, desabafou Maria. O 1° Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids foi realizado entre os dias 4 e 6/11/09, na cidade de São Paulo. A organização é da Coordenação Estadual de DST/Aids.

KOINONIA

Ester Lisboa

E-mails: saudeedireitos@koinonia.org.br / crm205@gmail.com

Coordenação Estadual de DST/Aids de São Paulo

Assessoria de Imprensa

Tel.:( 0XX11) 5087-9835

Fonte: http://www.agenciaaids.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura