PUC-Rio comemora Ano da França no Brasil com exposição de Portinari



Como parte da programação oficial do Ano da França no Brasil, o Solar Grandjean de Montigny, Centro Cultural da PUC-Rio, inaugura na próxima terça-feira, 10 de novembro, a exposição:

Portinari em Paris,
1946-2009

A mostra, que permanecerá em cartaz até o dia 4 de dezembro, relembra a exposição feita pelo artista em 1946, na Galeria Charpentier, em Paris. No dia 11 de novembro, às 9h30m, o Reitor da PUC-Rio, padre Jesus Hortal, S.J., abre o Colóquio Internacional junto com João Cândido Portinari, diretor do Projeto Portinari, e Dimitry Ovtchinnikoff, Attaché de Cooperation ET D’Action Culturelle Du Consulat Géneral de France. Todas as atividades do Colóquio serão no Auditório do RDC, no Campus Gávea da universidade.

O evento é realizado pela PUC-Rio em parceria com o Colégio Internacional de Filosofia de Paris (CIPH). Ainda no dia 11, às 14h, haverá uma mesa-redonda, na qual Jacques Leenhardt (EHESS), Ângela Ancora da Luz (UFRJ), Annateresa Fabres (USP) e Luiz Camilo Osório (PUC-Rio) discutem o tema “O abstrato, o figurativo, o figural”, com moderação de Denise Portinari (PUC-Rio).

No dia 12 de novembro, mais duas mesas-redondas completam o Colóquio. A primeira, às 10h traz como tema: “Política e Crise da Modernidade” e reúne nomes como Mathieu Potte-Bonneville e Pierre Zaoui, ambos do CIPH, Benjamin Abdala Jr. (USP) e Israel Pedrosa, com moderação de Marcelo Jacques (UFRJ). Ainda no campo da filosofia, a última mesa do evento terá a participação de Evelyn Grossman (Paris 7/CIPH), Peter Pál Pelbart (PUC-SP), Paulo César Duque-Estrada (PUC-Rio), Guilherme Castelo Branco (UFRJ). Eles discutem o tema: “Pensamento Francês Contemporâneo no Brasil”, com moderação de Ana Paula Kiffer (PUC-Rio).

Na sexta-feira, às 10h30m, haverá uma visita guiada à exposição no Solar e debate com os palestrantes. O evento gratuito é organizado pelo Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, o Projeto Portinari, o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu), e os departamentos de Letras, Artes & Design e Teologia da PUC-Rio, com o apoio do Ministério da Cultura.

Fonte: http://www.planetauniversitario.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura