Cardeal Tauran a Hinduístas: Diálogo e Respeito à Liberdade Religiosa, na Construção da Paz


Cidade do Vaticano, 05/11/2007

"Cristãos e hinduístas: decididos a percorrer um caminho de diálogo": esse é o título da Mensagem para a festa do Diwali, enviada pelo presidente do Pontifício Conselho Para o diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran.

O Diwali é uma das festas mais antigas e profundamente radicadas no mundo hinduísta, que simboliza a vitória da verdade sobre a mentira, do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. Também conhecida como 'Festa das Luzes' _ daí a tradição de acender velas, candelabros ou lâmpadas nas casas _ é ocasião para as famílias de reencontrar-se durante os dias de celebração do Diwali, que culminarão este ano no dia 9 deste mês.

O Cardeal Tauran acolheu esta ocasião para enviar "calorosas felicitações" aos "caros amigos hinduístas", ressaltando que o mundo "deseja ardentemente a paz". "Podemos nós _ se pergunta o purpurado _ enquanto fiéis de diversas tradições religiosas, não trabalhar juntos" para que "o mundo se torne para todos os povos um lugar melhor no qual viver?" Eis o motivo pelo qual "as nossas respectivas comunidades devem dedicar urgente atenção à educação dos fiéis, que podem facilmente ser induzidos ao erro por uma propaganda falsa e enganosa.

"Não esqueçamos _ acrescenta o presidente do organismo vaticano para o diálogo inter-religioso _ que a ignorância é o primeiro e, talvez, o principal inimigo na vida de quem crê, ao passo em que a contribuição de cada fiel bem formado _ junto à contribuição de outros _ constitui um rico recurso para uma paz duradoura."

O Cardeal Tauran reitera, em sua mensagem, que "a fé religiosa e a liberdade caminham sempre de pari passu. Não pode haver coerção na religião: ninguém pode ser forçado a crer, nem quem quer crer pode ser impedido de fazê-lo", recordando que "o respeito pela liberdade religiosa" "é um aspecto fundamental e primordial da liberdade de consciência dos indivíduos e da liberdade dos povos".

"Devemos trabalhar _ solicita o purpurado aos hinduístas _ para construir laços de amizade, como de resto devem fazer os fiéis de todas as religiões". E isso requer "encontros regulares", "escuta paciente", "colaboração ativa" e, sobretudo, "uma atitude de respeito recíproco". Somente mediante o diálogo, evitando preconceitos e idéias estereotipadas sobre os outros e testemunhando fielmente os nossos preceitos e ensinamentos religiosos, "podemos realmente superar os conflitos". Esse "é realmente, para nós fiéis, o único caminho que se pode percorrer".

"A mão que estendo aos senhores" nesta ocasião de festa _ conclui o Cardeal Tauran _ "é também um gesto de boa vontade, por parte da Igreja católica, a encontrá-los e a colaborar com os senhores, com suas famílias, com os líderes de suas comunidades e com todos os seguidores" "para promover a harmonia na sociedade e a paz no mundo". (RL)
Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=16554

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura