Confira os dez avanços científicos mais importantes de 2007, segundo a "Science"


1º - Genética da Diferença

Em 2007, cientistas descobriram que cópias "repetidas" ou "apagadas" de genes modificam radicalmente o organismo. O avanço da tecnologia também permitiu ver que a diferença entre o DNA de duas pessoas pode ser o quíntuplo daquela imaginada.

2º - Células sem Polêmica

Cientistas produziram as primeiras células humanas pluripotentes (com potencial terapêutico) sem usar material embrionário. O achado acalmou os ânimos de grupos antiaborto contrários à destruição de embriões para pesquisar células-tronco.

3º - Onde Nascem os Raios

Físicos descobriram a origem dos raios cósmicos de alta energia. São partículas emitidas a partir dos núcleos de galáxias, que acabam se acelerando no campo magnético de buracos negros.

4º - Supermolécula

Químicos elucidaram a estrutura do receptor "beta2-adrenérgico", molécula que gerencia os efeitos de diversos neurotransmissores e hormônios no corpo. A descoberta ajudará a criar remédios mais seguros e eficazes.

5º - Eletrônica dos Óxidos

Uma série de estudos revelou que placas de óxidos de metais de transição possuem propriedades eletrônicas mais versáteis que o silício, material mais comumente usado em informática.

6º - Informática dos Elétrons

Cientistas descobriram uma nova maneira de separar elétrons de acordo com seu spin (propriedade semelhante à rotação), que pode vir a ser usada como uma forma de armazenar informação em chips.

7º - Estratégia Imunológica

Médicos desvendaram como as células imunológicas TCD8 se dividem em grupos para combater invasores no organismo. Enquanto parte delas vai direto para o ataque, outra guarda na memória as informações sobre os inimigos.

8º - Química Eficiente

Na química sintética, pesquisadores relataram a descoberta de vários métodos mais eficientes e baratos para construir moléculas complexas. O ajudará tanto a farmacologia quanto microeletrônica.

9º - Fábrica de Memórias

Uma série de trabalhos confirmou o papel do hipocampo --estrutura cerebral central-- na confecção de novas memórias. Cientistas mostraram como ele trabalha associando memórias para o cérebro imaginar cenários futuros.

10º - Fim de Jogo

Num marco da inteligência artificial, canadenses criaram um programa de computador imbatível no jogo de damas. Foi o jogo mais complexo até hoje a ter uma solução matemática definitiva.

Fonte: www.folha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura