Aliança Civilizações: Interculturalidade marca 1º Fórum



A apresentação de iniciativas e projectos de alto nível para fomentar o diálogo intercultural é um dos pontos altos da agenda de dois dias do 1º Forum da Aliança das Civilizações, que decorre este mês em Madrid.

O encontro da Aliança das Civilizações (AdC), iniciativa liderada pelo ex-presidente da República portuguesa Jorge Sampaio e apadrinhada pelas Nações Unidas e pelos governos de Espanha e da Turquia, decorre nos dias 15 e 16 de Junho. Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a AdC, partilha a sessão de abertura com os chefes dos governos espanhol e turco, José Luis Rodríguez Zapatero e Recep Tayyip Erdogan, e com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Numa entrevista à Agência Lusa, Jorge Sampaio declarou-se optimista sobre o encontro, frisando que se trata de um processo longo que requer persistência e paciência. O meu optimismo quanto ao Forum é, de resto, directamente proporcional ao meu pessimismo quanto ao estado do mundo, afirmou. Antecipa-se o anúncio de várias iniciativas que os promotores consideram ser de elevado perfil, incluindo projectos significativos para promover entendimento entre culturas nas áreas de media e juventude.

Segundo explicou, entre os projectos prioritários contam-se a construção de uma 'Clearinhouse', um repertório on line das iniciativas ligadas às matérias cobertas pela Aliança, e a criação de uma Rapid Response Media Mechanism (RRMM). Este mecanismo pretender ser uma plataforma para a troca de informação e material relacionado com os temas do diálogo de civilizações, religiões e culturas, servindo como suporte ao trabalho dos jornalistas que cubram estas temáticas. Incluirá uma bolsa de personalidades e peritos disponíveis para intervir sobre estas matérias, sobretudo em tempos de crise, explicou à Lusa Jorge Sampaio.

Em destaque no encontro de Madrid estarão também acordos de parceria entre organizações internacionais e a Aliança, esperando-se que vários países apresentem as suas estratégias nacionais para o diálogo cultural. Participam líderes políticos, responsáveis da sociedade civil, entidades religiosas e responsáveis dos sectores de media e cinema, no que se espera seja um espaço de diálogo cimentado. Uma ideia do primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, mais tarde impulsionada pelo governo turco, a Aliança das Civilizações acabou por ser abraçada pelas Nações Unidas que depois nomeou o ex-presidente português Jorge Sampaio para Alto Representante do forum.

Jorge Sampaio tem, entre outras funções, a responsabilidade pela promoção de iniciativas políticas para fomentar o diálogo e a compreensão entre os povos no respeito pela diversidade das suas culturas, civilizações e religiões, bem como contribuir para o reforço da vontade política colectiva em abordar os problemas e desequilíbrios mundiais de forma concertada. A Aliança conta com um Fundo Fiduciário para o qual contribuem voluntariamente os membros do seu Grupo de Amigos, actualmente formado por mais de 80 Estados e organizações internacionais. Para o Ministério da Presidência espanhol, a Aliança das Civilizações tem-se consolidado como um instrumento útil para tentar corrigir as percepções negativas recíprocas que parecem existir entre o mundo ocidental e o mundo árabe-islâmico. Assim, a Aliança aposta na criação de um espaço político multipolar e global que possa ajudar a lutar contra a falta de entendimento e de comunicação entre os dois mundos. Entre os temas em debate no encontro de dois dias em Madrid, contam-se a gestão da diversidade na era da Globalização e os desafios políticos no Diálogo de Culturas. Haverá ainda sessões de trabalho sobre o papel dos agentes internacionais, a educação e formação, a função dos media e o papel dos líderes e comunidades religiosas. Prevenção de conflitos e envolvimento do mundo empresarial na iniciativa são outros dos temas em debate.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura