Regresso do Religioso e o Religioso como Regresso


A Faculdade de Teologia da Universidade do Porto (Portugal) promove as suas Jornadas deste ano sobre o tema:
“O Regresso do Religioso e o Religioso como Regresso”.
O objectivo é pensar o regresso do religioso e do espiritual à cultura de hoje de maneira crítica e orientadora. De facto, o regresso da religiosidade, de formas tão diversas como as que são visíveis desde o pentecostalismo cristão, ao exotérico e à superstição, merece uma reflexão aprofundada.

Estas Jornadas propõem um balanço do pensamento recente a respeito da religião. O que é feito da ideia moderna de uma religião nos limites da razão? Por sua vez, a pós-modernidade, propõe um regresso ao silêncio e à renúncia diante das pretensões da razão para compreender Deus e a religião.

O filósofo Gianni Vattimo será o convidado principal para este projecto. Conhecido proponente do revisão do programa moderno de pensamento e ele próprio regressado ao cristianismo na fase madura da sua vida, está em condições óptimas para propor a quantos o queiram ouvir uma reflexão sobre a crença religiosa, em contexto pós-metafísico, e sobre o sentido do religioso a que a cultura de hoje regressa, pois não regressa ao mesmo religioso da cultura moderna.

Além deste filósofo da Universidade de Turim (que apresentará os temas Qual regresso: religioso em contexto pós-metafísico e Credere di credere: filosofia e confissão), e com abertura pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, os participantes terão ocasião de contactar com as propostas dos seguintes oradores e temas:
  • O destino pós-moderno do religioso - Prof. Arnaldo Pinho
  • Regresso a que religioso? - Prof. Alfredo Teixeira Lisboa
  • A propósito de I. Kant: Os imites a razão ou a razão os imites? - Profa. Manuela Brito Martins (UCP, Porto)
  • A fé cristã depois a morte simbólica e Deus” - Prof. João Duque (UCP Braga)

As Jornadas serão sempre a partir das 19 às 21 horas, nos dias 4 a 6 de Março de 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura