U2 - Espiritualidade, Ação e Arte


O U2 é uma banda de sucesso, de milhões de fãs e também é um grupo de posicionamentos políticos e espirituais. Sua história começa em com a banda Feedback, de 1976, formada pelo vocalista Paul Hewson (Bono Vox), pelo baixista Adam Clayton, pelo bateirista Larry Mullen Jr e pelo guitarrista Dick Evans, que depois foi por David Evans. Eles se conheceram na Mount Temple School, em Dublin, Irlanda. Em 1979, a banda lançou o EP chamado “U23”, e teve vários nomes antes de se chamar U2, (esse nome, referência a um avião, que ambiguamente poderia também significar you too - vocês também, ou you two - vocês dois).

o primeiro sucesso na parada inglesa, ocorreu com o single, “11 O”Clock Tick Tock”. Em Outubro de 1980, lançaram o primeiro disco, “Boy”, considerados por alguns, um dos melhores da banda. Um ano depois, o grupo lançou “October”, e as músicas “Fire” e “Gloria” atingiram o topo da parada inglesa. Em Março de 1983 foi lançado o polêmico “War”. Com produção de Steve Lillywhite, o álbum entrou em primeiro lugar na parada inglesa e no “Top 10 USA com “Sunday Bloody Sunday” (uma música sobre revolta, e sobre guerras) hoje uma das músicas mais conhecidas do U2. A Turnê de “War” se prolongou e foi lançada uma coletânea de oito músicas ao vivo: “Under a Blood Red Sky”, gravada em 1983. A música “Sunday Bloody Sunday”, virou sucesso no mundo inteiro e símbolo da luta do U2. Em Marco de 1984 a banda foi eleita pelos críticos da revista Rolling Stone como a banda do Ano. Neste mesmo ano foi lançado “The Unforgettable Fire”, com músicas como “Pride (In the Name of Love)”, dedicada ao Reverendo Marthin Luther King, que entrou no primeiro lugar de paradas no mundo. Em 1985, a revista Rolling Stone elege o U2 como a melhor banda dos anos 80. Em 1987 sai Wide Awake In America, uma pequena compilação de canções antigas, duas delas em versão ao vivo e em Março é lançado “The Joshua Tree” com a banda arrebatando milhões de fãs mundo afora, tornando este o disco mais rapidamente vendido na historia da música britânica. “With or Without You” e “I Still Haven”t Found What I”m Looking For” são as músicas mais executadas do ano e o álbum vende mais de 14 milhões de cópias. Em Outubro de 1988 foi lançado “Rattle and Hum”, com algumas inéditas como “When Love Comes to Town” (parceria com B.B. King), “Desire” e até um cover dos Beatles “Helter Skelter”, entre outras musicas de álbuns antigos. “Rattle And Hum” tambem foi lançado em formato de filme, e foi a segunda maior bilheteria nos EUA e Canadá. Em Novembro de 1991 a turnê do U2 leva 2,5 milhões de pessoas a assistirem seus shows. Em Maio de 1993, o U2 grava “Zooropa”. A turnê “Zoo Tv” foi uma das mais bem sucedidas da história do rock, levando, dessa vez, 5 milhões de pessoas aos estádios. Em Outubro de 1995 foi lançado “Passengers: Original Soundtracks, Volume One” com a participação de Luciano Pavarotti, em “Miss Sarajevo”. Bono voltara a falar sobre guerras, dessa vez, da Bósnia. Essa história seria semelhante ao surgimento de tantas outras bandas não fosse o fato de três dos integrantes terem experimentado uma marcante conversão durante o começo da banda. Por isso, desde o começo, suas músicas eram marcadas por sua espiritualidade. Nem o sucesso, nem o patrulhamento de igrejas cristãs os fizeram desistir de sua postura. Bono afirmou certa vez, referindo-se criticamente à postura rígida das igrejas:

"Não vejo Jesus Cristo como sendo parte de uma religião. Religião para mim é quase a idéia de Deus indo embora, e as pessoas estabelecendo um conjunto de regras para preencher o espaço deixado por ele".

O U2 passou por várias fases. De um início espiritualizante, passou por uma fase de intenso ativismo social quando o próprio Bono Vox se tornou se uma espécie de embaixador de lutas sociais do terceiro mundo. Passou então por uma fase de uma crítica sarcástica da sociedade, quando Bono interpretava personagens que a identificavam. Foi um período de mudanças e experimentações em termos de seu estilo musical. A fase atual é marcada pela maturidade e pelo retorno ao rock clássico. No entanto, chama a atenção a forma como falam abertamente do quanto a fé determina sua visão de mundo. Suas letras transbordam espiritualidade. Seus shows parecem seguir uma liturgia de culto. Quando estiveram no Brasil, no Estádio do Morumbi, a banda cantou o Salmo 40 da Bíblia e Bono, ao sair do palco, colocou um crucifixo no microfone.


Pride In The Name Of Love

Orgulho Em Nome do Amor
Um homem veio em nome do amor
Um homem veio e foi
Um homem veio ele para justificar
Um homem para subverter
Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Um homem foi pego numa cerca de arame farpado
Um homem ele resiste
Um homem lavado numa praia vazia
Um homem traído com um beijo
Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor
O que mais em nome do amor (ninguém como você...)
Manhã cedo,4 de Abril tiros zumbem nos céus de Menphis
Livre ao final, eles pegaram a sua vida
Eles não poderiam pegar o seu orgulho
Em nome do amor
O que mais em nome do amor
Em nome do amor

Fontes: http://www.luteranos.com.br; www.uol.com.br/noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura