Universidade Metodista amplia instalações em Angola - Por Yara Simão e Odilon Massolar Chaves (adaptado)

A Universidade Metodista de Angola (UMA) vai começar a erguer o seu segundo edifício, de 16 pisos, a partir de Junho do ano em curso, revelou ontem, em Luanda, fonte do Conselho de Administração da referida instituição. O anúncio foi feito no acto da inauguração da UMA, uma cerimônia que se enquadrou nas celebrações do 123º aniversário do metodismo em Angola, que decorreu no templo da Igreja Central de Luanda. De acordo com Vasco Duarte, o edifício orçará em 30 milhões de dólares americanos e visa suprir outras demandas da instituição não existentes atualmente, tais como a clínica universitária e residência para estudantes em sistema de bolsa. Adão do Nascimento, secretário geral para o Ensino Superior, disse na cerimônia que a inauguração da instituição representa mais um passo para o engrandecimento do ensino no país.

O ministro dos Petróleos, Desidério Costa, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse que é imperativo que o que a Universidade procurar fazer seja bem feito, com rigor e a honestidade que a ciência exige e de forma completa, a fim de melhor contribuir para a formação do homem, sua inserção na sociedade e levá-lo a ter espírito de serviço. A reitora da Universidade, Teresa da Silva Neto, referiu que a UMA é um produto de cultura metodista, para envolvimento de toda sociedade, com as questões de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento de ações concretas para transformar o homem e o mundo que o rodeia, como santidade social. Teresa da Silva Neto disse que desde a época de John Wesley que o metodismo assimilou o papel da educação como instrumento para a transformação do ser humano, para a mudança e melhoria da sua qualidade de vida e como força impulsionadora da sociedade para um horizonte real. Na ocasião o bispo da Igreja Metodista em Angola, Gaspar João Domingos, disse que “a universidade vai permitir que cada geração possa transmitir o seu tesouro de sabedoria a outras gerações”. Para que isso aconteça - frisou - “é necessária a bênção de Deus para o edifício que hoje (ontem) foi consagrado ao serviço da humanidade”.

O bispo acrescentou que é missão da universidade fazer com que haja boas relações entre os alunos e os professores, que são os mestres e que têm por missão ensinar, guiar e direcionar os alunos para os caminhos que devem seguir. Há 123 anos o metodismo chegava a Angola, trazendo consigo a marca da integração entre cristianismo e desenvolvimento de práticas sociais, como proposta de Deus para a sua Igreja neste país, disse.

A UMA tem licenciaturas em Direito, Ciências Farmacêuticas, Arquitetura/Urbanismo, Análises Clínicas/Saúde Pública, Ambiente/Gestão do Território, Gestão/Administração de Empresas, Língua Portuguesa/Comunicação, Medicina Dentária, Teologia e Engenharia (Civil, industrial, informática, elétricos/frio), bem como bacharelatos, mestrados e doutoramento. A instituição, reconhecida em decreto 30/2007, em Abril do mesmo ano, conta com cinco mil alunos e 120 docentes. No entanto, já existem protocolos de cooperação com institutos e Universidades estrangeiras, entre elas a Universidade Pública de Évora (Portugal). Atualmente tem funcionais vinte e nove salas de aula, para cinco mil alunos nos três períodos (manhã, tarde e noite). Conta ainda com quatro laboratórios. A instituição perspectiva a criação de mais laboratórios para análises clínicas. Os preços praticados nesta instituição não diferem dos implementados noutras universidades privadas do país, variando de 230 dólares para o propedêutico, 250 (Direito e Gestão), e 300 (Engenharia e Arquitetura).

Três notícias sobre o metodismo em Angola mostram a força que a Igreja tem nesse país. Seus dois bispos, José Kipungo e Gaspar Domingos estudaram na Faculdade de Teologia em Rudge Ramos, SP. A Igreja Metodista Unida de Angola foi criada a 18 de Março de 1885 pelo bispo William Taylor. A Igreja Metodista Unida está dividida em duas conferências anuais: Leste e Oeste de Angola. A Oeste, dirigida por Gaspar Domingos, é composta por 13 distritos eclesiásticos, 283 igrejas, 272 pastores e 152 mil fiéis, enquanto a do Leste, sob direção de José Kipungo, é integrada por fiéis de seis províncias (Malange, lundas Norte e Sul, Kuando-Kubango, Moxico e Bié). A Igreja Metodista Unida teve autorizada a criação da Universidade em 28 de março de 2007.Ter uma estação de Rádio-FM sempre foi também um sonho da Igreja.


Razões históricas da credibilidade da Igreja Metodista

Uma das razões da credibilidade da Igreja Metodista é que “seu presidente Neto era filho de pastor Metodista, foi uma bolsa desta Igreja que lhe permitiu estudar”. Seu pai se chamava Agostinho Pedro neto. “Antônio Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, município de Icolo e Bengo, província do Bengo.Filho de um pastor metodista e de uma professora primária, Neto viveu até aos oito anos na sua aldeia natal, onde, como ele próprio reconheceu, teve os primeiros contatos com a realidade rural dos trabalhadores contratados”, uma situação que viria a influenciar a sua formação política e intelectual". Na guerra em Angola, a “Igreja metodista abandonou sua neutralidade em favor dum apoio inequívoco ao MPLA (N.R: Movimento Popular de Libertação de Angola). Entre todas as Igrejas, a metodista foi a primeira a reconhecer a vitória desse movimento como fato consumado”. "A força motriz neste processo de tomada de posição política pela Igreja Metodista foi a sua direção presidida pelo bispo Emílio de Carvalho. Ele foi a única voz no protestantismo a aceitar o desafio que a orientação ideológica da MPLA lançava; foi o único a procurar, na reflexão teológica, conceber um relacionamento entre socialismo e cristianismo que não fosse rejeição global”. A Igreja Metodista pagou um preço elevado pela sua identificação com o MPLA. Por parte de outras Igrejas foi considerada como “a Igreja do Estado, o que exprimia tanto inveja e admiração como receio e preocupação”.

Fontes:


http://www.metodistaonline.kit.net/josekipungo.htm

Comentários

lengo disse…
Nao sabia da historia sob o presidente Dr.Agostinho Neto e seu pai, sobre a igreja metodista unida, e tbm das duas metodista do oeste e leste estao dividas...
ok,chamo me lino correia sebastiao e em relacao a igreja metodista e a universidade recentemente criada tenho a dizer que,de facto constitui um passo importante para o desenvolvimento da nacao uma vez que o objectivo prioritario da igreja e o evangelho e o da universidade a formacao de homens capazes de transformar o meio em que estao inseridos com a sua inteligencia e com os valores sociais positivos que adquirem tanto na escola bem como na igreja.portanto a escola e a igreja estabelecem uma relacao muitos estreita na medida em que ambas concorrem para a transformacao do individuo no seu todo. penso que a igreja metodista unida de angola esta de parabens por esse dignissimo acto.

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura