Tese questiona origem de Colombo

Afinal, o testamento atribuído ao navegador Cristóvão Colombo pode não passar de um documento falso. Quem o diz é o investigador Manuel Rosa, autor de "O mistério de Colombo revelado".
Numa comunicação que se prevê polémica, o investigador defenderá, no sábado (24/05/08), no Centro Cultural da vila de Cuba, Beja, que aquele testemunho histórico "é totalmente falso". "Irei demonstrar nesse debate que o testamento atribuído a Colombo, e o único documento que o liga a Génova, é totalmente falso", disse à agência Lusa Manuel Rosa.

"Demonstrado que o testamento é falso, o documento em que assentam as teses da historiografia tradicional sobre a sua origem genovesa e até o recente livro do casal Manuel Luciano e Sílvia Jorge da Silva que aponta para a naturalidade em Cuba, caem as respectivas teses". O colóquio, que se realizará a partir das 15 horas, será moderado pelo jornalista Pedro Laranjeira e contará com as participações de Mascarenhas Barreto, Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, entre outros autores que escreveram sobre o tema. Está também prevista, mas não confirmada, a participação do jornalista José Rodrigues dos Santos, autor de "O codex 632". Já o catedrático da Universidade de Granada José António Llorente participará através de um depoimento previamente gravado, sobre os mais recentes resultados e conclusões das análises comparativas ao ADN que têm vindo a ser feitas em Espanha.

Fonte: http://www.atarde.com.br

Comentários

Anônimo disse…
O testamento é mesmo falso basta ler o que o Sr. Manuel Rosa apresentou para o enteder.

Testamento Sem Fundamento
Muito se tem dito e feito sobre o testamento de 1498 que se dizia era um rascunho redigido por Cristóvão Colon antes de fazer o seu verdadeiro testamento de 1502. Deixo aqui o texto desse testamento com todas as falsidades explicadas. Basta somente UMA falsidade para provar a fraude do documento. Uma só bastaria para que os historiadores o descartassem. Mas ele tem mais que uma falsidade e somente quem tiver fé é que aceitará este documento como outra coisa que uma fraude - e a história não deve de ser escrita por fé mas por documentos fiáveis.
Para aqueles que não dão fé a este documento cai hoje a única prova que ligava o Almirante Colon de Castela ao tecelão Colombo de Génova. As falsidades ou dúvidas vão explicadas entre [ ] logo a seguir no contexto onde aparecem no original.

TRANSCRIÇÃO DO TEXTO DO TESTAMENTO DE 1498
http://colombo-o-novo.blogspot.com/2008/05/testamento-sem-fundamento.html

e aind amais provas
http://colombo-o-novo.blogspot.com/

http://www.colombo.bz

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura