Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural


Entre os dias 17 e 22 de agosto de 2008, Teresina sediará o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de História, Seção Piauí (ANPUH–PI) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – 19ª SR), e conta com a parceria do Governo do Estado do Piauí, da Prefeitura Municipal de Teresina e da Universidade Federal do Piauí. O Congresso pretende ser um momento de encontro e construção de sociabilidades, para a discussão de temas como Ensino, Memória, Arquivos, Acervos, Bens Culturais, Arte, Africanidades, Educação Patrimonial e Ambiental. Por ser um evento interdisciplinar, as atividades congregarão profissionais das mais diversas áreas do saber, incluindo historiadores, sociólogos, antropólogos, educadores, arquitetos, arquivistas e profissionais de áreas afins.

Há alguns anos, a ANPUH–PI realiza eventos desta natureza, com larga margem de participação. Em 2002, com a Associação Brasileira de História Oral, realizou um encontro regional; em 2004, com o Centro Acadêmico de História da UFPI, realizou a IX Semana de História. Ao longo do evento, que acontecerá na UFPI, ocorrerão conferências, palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos de pesquisa, mostra de documentários/filmes, exposição fotográfica e lançamentos de livros e sites, além de atividades artísticas e culturais, que envolvem a temática geral do evento. Está prevista a participação de palestrantes e pesquisadores de diferentes instituições, tanto de nível internacional, como a UNESCO e a Universidade de Buenos Aires, na Argentina, como de nível nacional, entre as quais Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, membros de Seções do IPHAN de vários estados.

A importância deste congresso não está apenas no envolvimento desses pesquisadores, mas também da sociedade em sentido mais amplo, como, por exemplo, na presença de integrantes de comunidades quilombolas e profissionais que trabalham com Arte Santeira piauiense, os quais têm visto, recentemente, suas práticas, ofícios e experiências reconhecidos como bens culturais brasileiros. O intercâmbio de saberes e práticas do campo da produção acadêmica, científica e modos de fazer populares possibilitará ampliar os debates em níveis e tendências diversas, entre agentes sociais e instituições, engajados na defesa das manifestações culturais de comunidades e grupos sociais, rompendo, assim, as fronteiras entre academia e sociedade.

Dentro da programação do Congresso, ocorrerão também o I Fórum de Arte Santeira e o Salão de Arte Santeira e Regional do Piauí, que reunirão artesãos de vários municípios piauienses, o I Fórum de Arquivos e o I Fórum de Comunidades Quilombolas.

Fonte: http://180graus.brasilportais.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura