Da graduação direto para o doutorado - Por Tiago Braga

Universitário André Feitosa
(Foto: TALITA ROCHA)
Um estudante de Psicologia da Unifor foi convidado pela Universidade de Viena a ingressar no doutorado da instituição. Mas André Feitosa ainda precisa resolver um problema: a CNPq concede bolsas no Exterior apenas para quem concluiu o mestrado

Foi o amor pela pesquisa que motivou a entrada do cearense André Feitosa na universidade. Ele sempre preferiu o laboratório às salas de aula. Mesmo sem ter terminado o curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza - que será concluído em julho próximo - já ministrou várias palestras sobre os temas que estuda. E agora recebeu um convite que é o sonho de muitos pesquisadores: ingressar em um dos doutorados da Universidade de Viena, uma das mais tradicionais da Áustria. O estudante universitário, de 25 anos, lembra que o ingresso de alunos graduados em cursos de doutorado é comum em alguns países da Europa e nos Estados Unidos. Já no Brasil, isso não é possível, o que está causando um problema para André. Ele não pode receber bolsa para pesquisa no Exterior porque um dos requisitos do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) é que o aluno tenha concluído o mestrado.

"Para o governo brasileiro eu precisaria ter mestrado. Mas eu não tenho como esperar. O prazo máximo dado pela professora (da Universidade de Viena) é maio do próximo ano. Não acho justo perder uma vaga dessas. Se o CNPq não me der a bolsa eu vou conseguir dinheiro de outro lugar. Custe o que custar", afirma André, que pretende enviar e-mail para todas as instituições acadêmicas do Brasil a fim de criar um "movimento coletivo de pressão". André calculou as despesas e diz que precisa de R$ 108 mil para pagar as taxas de semestre da universidade e os custos com moradia durante os três anos do curso. "Se for preciso recorro a 108 empresários, cada um patrocinando R$ 1 mil". O orientador de André na Unifor, professor Cavalcante Júnior, é um dos principais apoiadores do jovem pesquisador. "A ida dele à Universidade de Viena é um grande reconhecimento do nosso trabalho. No laboratório da Unifor a gente incentiva a entrada de pesquisadores que ainda estão no início da graduação. E o André é o primeiro grande resultado desse trabalho". Ele também lembra que a entrada do estudante no doutorado vai beneficiar diretamente Fortaleza. Isso porque vai ser firmado um acordo de cooperação técnica entre a Unifor e a de Viena para a troca de experiências. O convite da professora da Universidade de Viena, Renata Motschning-Pitrick, veio porque André é um dos poucos estudiosos do mundo que trabalham com um conceito da Psicologia Humanista chamado "Tendência Formativa", formulado por Carl Rogers. Por conta desse estudo, André já publicou um capítulo de um livro e vários artigos científicos.

E-MAIS
André chegou a cursar Direito, mas desistiu por não ter afinidade com a área. O jovem pesquisador explica que o conceito de "Tendência Formativa": "Desde o século XVI, acreditamos que somos o centro da vida. Sendo que a espécie humana não é o centro da vida em nada. Não é a espécie humana que se inventa, ela que é inventada pela vida. Isso parece simples. Mas é contra tudo o que a gente acredita", explica. O grupo de estudo do qual André faz parte na Unifor é chamado de Relus (Rede Lusofona de Estudos da Felicidade). A Universidade de Viena (Universität Wien), na Áustria, foi fundada em 12 de março de 1365 pelo duque da Áustria Rodolfo IV.

Fonte: http://www.opovo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura