Livro reúne história e orações dos 100 santos mais populares do Brasil


Santo Expedito atende as causas urgentes, Santo Antônio é para aqueles que querem casar e São Longuinho ajuda a encontrar objetos.
Os santos certamente têm uma grande participação na vida dos católicos brasileiros. Pensando nisso, o "Livro dos Santos", editado pela Publifolha, reúne histórias de vida, de beatificação e as orações de 100 santos e e nossas senhoras considerados pelos brasileiros como seus mais especiais interlocutores junto a Deus. Para fazer este livro, a autora Carolina Chagas consultou responsáveis por igrejas de várias cidades do Brasil. Com isto, ela pôde descobrir quais eram os santos mais lembrados e procurados pelos fiéis. Nesta pesquisa, apareceram nomes mais comuns como Santo Antônio, São Judas e São José, mas também surgiram várias denominações de Nossa Senhora, algumas de Jesus Cristo, o Espírito Santo e anjos, como Miguel e Gabriel. Também fazem parte desta lista os santos brasileiros como Madre Paulina e Frei Galvão, além de Nossa Senhora de Fátima e Nosso Senhor do Bonfim. A autora explica no livro as suas escolhas para esta lista de santos mais populares: "descobri que todos os nomes que haviam me passado eram considerados pelos fiéis como seus interlocutores junto a Deus. (...) A lista pode não seguir o sentido exato da palavra santo, mas certamente rima com o que um grande grupo de brasileiros entende por santo. Foram esses fiéis que forneceram as orações publicadas ao lado das biografias". E resultado da pesquisa foi este livro que reúne ilustrações detalhadas de cada um dos santos e a oração mais conhecida, além do dia em que eles são lembrados.

A autora

O livro é escrito por Carolina Chagas, jornalista e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. As ilustrações são de Felipe Cohen, artista plástico e ilustrador formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Realizou exposições em importantes centros culturais, como o Centro Cultural São Paulo. Teve ilustrações publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e na revista TPM. Em 2007, ilustrou o livro O Nascimento de Zeus e Outros Mitos Gregos, da Cosac Naify.

Fonte: http://publifolha.folha.com.br (com adaptações).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura