Curso de Religiosidade Afro-Brasileira

A Secretaria Municipal de Educação, a PUC Minas e a Universidade Estadual de Feira de Santana promovem o curso de extensão:
“Religiosidade Afro-brasileira”
este curso será realizado no Centro de Referência do Professor, na rua Prefeito Chagas, 464. O curso tem por objetivo a reflexão sobre o tema, levando em consideração as posturas frente ao sagrado como resultado de um amálgama de circunstâncias históricas. As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Ronaldo de Salles Senna, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
O curso tem início no dia 21 de março, em cinco sábados alternados, das 13h30 às 18h, no Centro de Referência do Professor. A seleção será realizada mediante análise das fichas de inscrição, feita pela Coordenação de Extensão e Coordenação de Pesquisa e Pós Graduação da PUC, em parceria com representantes do Centro de Referência do Professor, com base no perfil do inscrito. Serão oferecidas 40 vagas.
O curso é voltado para estudiosos de religiões e religiosidade em geral, interessados em religiosidade afro-brasileira, professores, pesquisadores, estudantes das áreas de história, antropologia, ensino religioso, filosofia, teologia, cultura e ciências humanas em geral. A exigência mínima é Curso Superior, concluído ou em andamento, ou Ensino Médio, mediante análise específica. Haverá também grupos de debate a cada quinze dias, para professores inscritos e alunos do curso que quiserem se aprofundar no tema. Segundo o secretário adjunto de Educação, Gerson Pereira Filho, o objetivo primeiro é atender aos professores da rede municipal, mas o curso é aberto a todos os interessados. “Hoje, a questão da discussão dos aspectos ligados à religiosidade e às manifestações culturais como um todo é fundamental, são temas multidisciplinares que podem servir de subsídios para o trabalho do professor em sala de aula”, ressalta.
O secretário também destaca que o curso é um estímulo à pesquisa. “É meta da Secretaria Municipal de Educação o vínculo com a formação continuada do professor, através de parcerias com universidades, visando à capacitação”, explica. Ele afirma que desde o início da nova gestão, este já é o terceiro curso oferecido. “A prioridade é a participação dos professores da rede municipal de ensino, mas, sempre que possível, ampliaremos para todos os interessados porque pensamos a Educação como um todo”, conclui.

Religiosidade afro-brasileira

No Brasil, a escravidão colocou em contato as religiões de diferentes povos africanos, que acabaram por assimilar e trocar entre si elementos semelhantes de suas culturas. Assim se sobrepuseram e se fundiram divindades, ritos e cultos de origem distinta num amálgama comum de que surgiram as religiões afro-brasileiras. O candomblé de origem ioruba é uma das religiões afro-brasileiras mais difundidas em todo o país, tendo assimilado ao panteão de seus deuses – os orixás – divindades de várias outras culturas africanas.

Fonte: http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura