Diálogo Católico-Muçulmano: A Contribuição das Religiões para o Bem Comum

Responsável pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso e chefe da Comunidade Islâmica da Bósnia, Mustafa Ceric
Concluiu-se nesta quarta-feira (20/05) em Amã, na Jordânia, o primeiro colóquio entre o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, conduzido pelo presidente do organismo vaticano, Cardeal Jean-Louis Tauran, e o Instituto Real para os Estudos entre os Credos, conduzido pelo seu diretor, o embaixador jordaniano Hasan Abu Nimah. Segundo refere um comunicado final, durante o encontro, dedicado ao tema "Religião e sociedade civil", ambas as partes ressaltaram que "as religiões têm um papel específico a desempenhar na sociedade civil", oferecendo a sua contribuição para o bem comum, transcendendo "interesses políticos e busca do poder". Os participantes ressaltaram "a importância de educar os jovens para os valores do respeito recíproco e da cultura do diálogo, para a rejeição à violência, de modo a promover a convivência pacífica". Ademais, ambas as partes reiteraram "a importância da democracia e do Estado de direito", no respeito pelos "direitos humanos fundamentais, em particular, da liberdade e da justiça", do reconhecimento das minorias étnicas, das diversidades culturais e religiosas, e da igualdade entre os cidadãos. Em seguida, foi ressaltado "o papel que as religiões podem desempenhar ao reforçar a participação e a coesão social, dando o seu apoio específico para a construção de uma sociedade estável e próspera, baseada no princípio de subsidiariedade". Por fim, foi decidido que o próximo colóquio terá lugar em Roma, daqui a dois anos, o qual será precedido de uma reunião preparatória em que serão definidos o tema e a modalidade da realização do encontro. Na sessão pública, realizada ao término do colóquio, o Cardeal Tauran e o príncipe El Hassan bin-Talal agradeceram aos participantes por sua contribuição durante o encontro.

Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org




Comentários

Judô e Poesia disse…
Talvez o diálogo entre as religiões seja a chave para a cessação de vários conflitos em todo o mundo. Muitos dos quais de matriz religiosa. Muito bom este blog. Abraços. Domingos.

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura