A Mentira Que Correu O Mundo – Por António Rodrigues


Estudante de Sociologia queria perceber até onde uma informação falsa poderia circular na Internet e conseguiu pôr jornais de respeito a divulgar uma citação inventada no obituário de Maurice Jarre.

Tem 22 anos e está no último ano de Sociologia Económica na University College Dublin. Até há semana passada era um perfeito anónimo para além do seu círculo de familiares, amigos e conhecidos, mas hoje tem centenas de entradas na Internet e é falado pelo mundo inteiro. Shane Fitzgerald conseguiu enganar os jornais de todo o mundo com uma falsa citação de Maurice Jarre colocada na Wikipedia, a enciclopédia interactiva disponível na Internet e depois reproduzida em órgãos de informação acima de suspeita como o Guardian e o BBC Music Magazine na altura da morte do compositor. Só quando anunciou o que tinha feito é que a maioria dos órgãos de informação se apercebeu do erro. "Estou 100 por cento convencido de que se não me tivesse chegado à frente a citação entraria na história como algo que Maurice Jarre tinha dito, em vez de algo que inventei", escreveu o estudante num texto publicado pelo Irish Times onde revela as razões subjacentes à sua acção.

Tinha um trabalho para escrever sobre a globalização para a faculdade, queria saber até que ponto a instantaneidade e a obrigação do jornalismo online levam os profissionais a cometer erros pelo simples facto de não terem tempo para confirmar as informações. Ao Guardian explicou: "Tinha como objectivo demonstrar que um estudante universitário na Irlanda podia influenciar aquilo que os jornais estão a fazer no mundo inteiro, além de que a dependência da Internet pode levar os jornais a cometer erros." Convencido que a sua patranha enganaria alguns blogues e algum site noticioso, Shane Fitzgerald nunca imaginou que a citação inventada para Maurice Jarre percorresse mundo e demonstrasse que muitos jornalistas usam a Wikipedia como fonte primária para as suas notícias.

Àqueles que o criticam pela sua acção, como esse jornalista auto-intitulado "Provoked" que nos comentários do Irish Times chama à acção do estudante de sociologia uma "brincadeira infantil", Shane Fitzgerald responde: "As experiências em Ciências Sociais envolvem sempre problemas éticos, porque na verdade estamos a usar as pessoas como ratos de laboratório". Alguns amigos do estudante irlandês abriram na rede social Facebook na Internet um grupo aberto onde lhe chamam "jornalista guerrilheiro" e na descrição colocam: "Basta escrever o seu nome no Google News - está por todo o lado!" O próprio Shane deixou uma entrada na quarta-feira onde garante: "Fiz isto por obrigação moral!" Porém, o caso não parece ter ajudado em nada a vida académica do estudante de sociologia e deverá ficar apenas como uma nota de rodapé na sua biografia, apesar da fama instantânea que lhe trouxe. Como o próprio confessou ao Guardian ("originalmente pretendia entregar um trabalho na cadeira só que acabou por não resultar"), o sucesso mediático da sua iniciativa parece não lhe ter trazido dividendos académicos - pelo menos, imediatos. E Shane Fitzgerald continuará a ter que queimar pestanas para acabar o seu último ano na University College Dublin, que se vangloria de ser o maior centro de ensino da sociologia na Irlanda.

Fonte: http://dn.sapo.pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura