Twitter: entenda o crescimento deste fenômeno da internet – Por Luiz Guilherme Gerbelli

O Twitter parece ter caído de vez no gosto popular. Criado em 2006, o serviço de microbloging - que permite ao usuário digitar apenas 140 caracteres por mensagem - vem conquistando novos usuários todos os dias.
A prova disso é uma pesquisa da consultoria Nielsen que revelou que o site cresceu 1.382% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2008. No Brasil, a febre em relação ao Twitter é mais recente. Para se ter um idéia do avanço do site, somente no mês de abril, o Governo do Estado de São Paulo e até o técnico do Corinthians, Mano Menezes, criaram as suas contas na página. Para Rafael Puls, professor de mídias digitais da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), a grande vantagem do Twitter é que ele reúne diversos serviços tecnológicos na sua página. "É um produto próprio da web, com característica para vários meios", resume Puls. Ele lembra que o Twitter pode ser considerado uma espécie de blog, além de possuir características do Orkut e YouTube. Não são apenas os aspectos tecnológicos que ilustram o crescimento do Twitter. Há também questões psicológicas que podem explicar o avanço do site na preferência do internauta. Segundo a professora de psicologia social nas relações humanas da USP (Universidade de São Paulo) Sueli Damergian, o crescimento de sites de relacionamento, como o Twitter, está ligado à curiosidade humana de descobrir detalhes da vida alheia. "A vontade de olhar a vida alheia sempre existiu na história na humanidade, e a tecnologia facilita muito isso", conta Sueli. Ela lembra que o anseio excessivo de buscar conhecimento sobre a vida do outro pode ultrapassar o limite do tolerável. "As pessoas ainda não aprenderam a respeitar os direitos dos outros", diz. "Coisas horríveis podem acontecer na internet", declara. Mobilidade - Para o professor da Umesp, outra grande vantagem do Twitter em relação aos demais portais de relacionamento é a possibilidade de postar no site por meio de um celular. "A grande sacada é o formato que o Twitter tem para comunicação mobile. O site vai fazer muito mais sucesso por conta do celular", prevê Rafael Puls.

Fonte: http://www.tecnologia.dgabc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura