Carlos Guilherme Mota recebe título de Professor Emérito




O autor e historiador receberá o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, dia 18 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia.

Carlos Guilherme Mota publicou cerca de 15 livros, em diferentes estilos, muitos deles clássicos da historiografia brasileira, como A idéia de revolução no Brasil, Nordeste 1817, Independência Política do Brasil (escrito em parceria com Fernando Novais) e Ideologia da Cultura Brasileira. Escreveu também livros sobre História Contemporânea (A Revolução Francesa: 1789-1799) e organizou obras de referência para os estudos históricos, como Brasil em Perspectiva e Viagem Incompleta: a experiência brasileira (1500-2000), além de vários livros didáticos ou destinados a jovens estudantes. Mais recente, é o volumoso e ousado História do Brasil. Uma Interpretação, em co-autoria com Adriana Lopez. Lecionou em várias Universidades, na Europa e Estados Unidos, e foi Diretor-fundador do Instituto de Estudos Avançados da USP – entre diversas outras atuações acadêmicas relevantes, tendo participado ainda da criação Memorial da América Latina. É membro da Academia Portuguesa de História.

Dia: 18/06/09
Local: Salão Nobre da Faculdade de Filosofia (prédio da Administração da Faculdade, na Cidade Universitária, Butantã, defronte a FAU-USP).
Horário: 13h30

Fonte: http://globolivros.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura