Educação, comunicação e religião são irmãs congênitas - Por Pedro Antônio Bernardi


Educação, comunicação e religião são necessárias e essenciais porque são forças vivas interligadas que inspiram e asseguram a pessoa crescer e ser feliz. Educação vem de “ex” (exterior) “ducere” (conduzir) conduzir para fora. Só é possível conduzir algo para fora o que está no interior, isto é, conduzir para alguma coisa além de nós, para fora de nós. Comunicação é tornar comum, comungar, participar ideias, pensamentos, projetos, processos e propósitos. Religião é religar, atar-se com um ente superior e tornar os seres semelhantes fraternos, amigos e mais próximos. Essencialmente, educar, comunicar e unir são processos dinâmicos de vida, de ação social e espiritual, de solidariedade, cujas partes integrantes, as pessoas, e Deus, a Santíssima Trindade, agem de maneira interativa. Mundialmente, educação, comunicação e religião passam por uma crise, muitos desafios, mudanças e interrogações. A humanidade encontra dificuldades em vislumbrar uma saída para certas fragilidades, conflitos e erros históricos. Mas não há sentido o gênero humano ficar sem horizontes, pois educação, comunicação e religião preservam a identidade da pessoa e da espécie. Os seres racionais e afetivos tem por defesa a própria autonomia e fogem para longe da destruição. O instinto mais forte para conservar a espécie são a motivação, o ânimo e a alma.

Comunicação, educação e religião proporcionam forças para lutar violentamente contra a morte, a destruição da vida e a depredação do meio ambiente. Solo, ar e água são riquezas número um, forças produtoras, riquezas perenes e principais fontes de vida natural. A indústria precisa de matéria prima. Temos que ter floresta técnica específica para conservar e melhorar o solo. Não se pode priorizar um e se desfazer do outro. Bem da verdade, religião, educação e comunicação nasceram juntas. São instituições que nos protegem há dezenas de milênios de anos. São como luzes que ajudam o ser humano a resolver seus problemas e dúvidas. Mais ainda, simbolizam a razão da existência da humanidade de ontem, hoje e sempre. Porém, educação, comunicação e religião exigem reformação completa, para possibilitar satisfação, crescimento e realização. Há excesso de leis e monopólios de verdades. Acima de ser católico, evangélico ou seguidor de outra religião, fundamental é formar a personalidade, o caráter e a consciência. É isso que a juventude está procurando para enfrentar a vida: modelos e valores. Ninguém educa, pratica a religião e comunica se não construir um mundo melhor para si, para os outros e para Deus. Cabe-nos avaliar os resultados apurados na contabilidade de vida diariamente. Importante lembrar que o ser humano, ao nascer, se não for conduzido e protegido por adultos, morre. Onde faltam os quatro “C” aos bebês, cuidados multidimensionais, carinho diuturno, caldo de galinha (alimentação adequada) e cama (proteção, defesa), faltam segurança e esperanças. A insegurança faz brotar medos, doenças, conflitos, depressões e agressividade. Por isso, cada ser humano precisa revisar suas atitudes e comportamentos nos relacionamentos familiares, profissionais e sociais.

Quem é Pedro Antônio Bernardi

jornalista, professor, economista, consultor, assessor de comunicação social, palestrante e autor do livro “Palavra amiga”.
Fonte: http://www.parana-online.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura