Filosofia e Teologia: mais consonância do que divergência


Ciclo de conferências promovido pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica (UCP) de Lisboa/Portugal, aprofundou confrontos e perspectivas resultantes do encontro entre os dois saberes

«Filosofia e Teologia - Um Diálogo»
foi o tema do ciclo de conferências organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia (Lisboa) da Universidade Católica (UCP). As cinco sessões, que ocorreram entre 21 de Abril e 29 de Maio, pretenderam aprofundar os confrontos, convergências e perspectivas resultantes do encontro entre aquelas disciplinas, que constituem o núcleo dos cursos de Teologia e Ciências Religiosas.
As intervenções dos professores convidados, provenientes da Faculdade de Teologia e dos departamentos de Filosofia da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova, afirmaram a convicção de que entre aqueles saberes há mais consonâncias do que divergências. Em declarações à Agência ECCLESIA, Joana Veigas, presidente da Associação de Estudantes, considera que os alunos do Mestrado Integrado em Teologia não se apercebem da importância da Filosofia. A estudante dá como exemplo a desconfiança com que inicialmente encarou as disciplinas daquela área curricular. Contudo essa reserva foi vencida com a certeza de que o estudo dos pensadores contribui para estruturar e desenvolver o raciocínio. A Associação de Estudantes irá prosseguir a organização de ciclos de conferências porque "há sempre pessoas interessadas, e isso é que nos motiva".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura