Livro resgata histórias da Ditadura Militar na Bahia


“Ditadura Militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes”. Lançamento no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador.

Organizado pelo historiador e coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Regime Militar, Grimaldo Zachariadhes, o livro reúne 13 textos de autores distintos, resgatando a temática dos chamados “anos de chumbo”, desde a reconstituição da atuação da oposição legal (ala jovem do PMDB) e revolucionária (AP, PCBR, MR8, VAR - Palmares), ao papel desempenhado pelas igrejas Católica e protestantes, a mobilização do Movimento Estudantil e a realização da Jornada de Cinema da Bahia; além de abordar os apoiadores e implantadores do golpe militar e da repressão.

A publicação da Editora Edufba resgata a trajetória política, social e militar vivenciada no estado a partir da deflagração do regime ditatorial, em 1964, até o processo de abertura política, em 1985. Além de importante contribuição para a historiografia da Bahia e nacional, e de servir como subsídio para os estudiosos do período, o livro ratifica o papel desempenhado pelos baianos durante o período.

O lançamento coincide com os 30 anos do II Congresso Nacional de Anistia, realizado em Salvador entre os dias 15 e 18 de novembro de 1979, presidido pelo professor Joviniano Neto, que assina um capítulo sobre o assunto. “A historiografia mais conhecida e prestigiada no país sobre o período minimiza a luta da anistia e esquece totalmente a existência do 2º Congresso”, criticou Neto. “Conhecer e analisar esse Congresso é fundamental pra entender como as forças democráticas rejeitaram a anistia de Figueiredo e como a luta continuou até o presente, com movimentos como o Grupo Tortura Nunca Mais, por exemplo”, arrematou.


Fonte: http://www.vermelho.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura