Universidade de Guarulhos: Estudos sobre Religiões


Visando criar um espaço onde pessoas de diversas religiões possam se integrar e participar de atividades, a Universidade Guarulhos (UnG) anunciou a abertura de inscrições para o Programa de Estudos Religiosos e Evangélicos. A iniciativa é mais um fruto da parceria da Instituição com o Instituto Keynes, do Paraná. De acordo com a Vice-Reitoria de Extensão, Cultura e Apoio Comunitário, a ideia é estruturar, a partir de 2010, um Núcleo para se tornar referência em estudos religiosos e evangélicos.

“Nossa meta é trazer pesquisadores e estudiosos para orientar ações nas áreas de ciências jurídicas, gerenciais, filosóficas e religiosas, sejam elas seminários, palestras, cursos livres de qualificação, entre outras”, apontou a vice-reitora, profa. Maria Helena Krüger. Já está em estudo, por exemplo, a implantação de um curso de graduação tecnológica e outro de pós-graduação voltados para este público.

Segundo a vice-reitora, o projeto vem sendo desenhado há alguns meses, ao lado do Keynes, já parceiro em cursos de pós-graduação em andamento. Neste processo, alguns importantes nomes foram procurados para integrar o programa, como o do advogado e mestre em Direito dr. Gilberto Garcia.

Ele diz que a proposta do Núcleo é pioneira, uma vez que propõe trabalho conjunto entre membros de diversas religiões. “Há exemplos de atividades que atuam setorialmente, ou seja, apenas com católicos ou com evangélicos. Aqui, a meta é promover uma integração entre esses e outros, como judaicos, espíritas, etc.”, explicou.


Gilberto também falou sobre o curso de Aspectos Administrativos, Jurídicos e Contábeis de Igrejas, que será oferecido pela UnG em 2010. As inscrições já estão abertas no site www.ung.br.

Pessoas de todas as religiões podem ingressar no Programa de Estudos Religiosos e Evangélicos. Para tanto, basta se inscrever no portal da Universidade. Com a estruturação do Núcleo, será distribuído um calendário com as datas dos encontros, os quais poderão ser apenas com pessoas de determinada religião ou de todas participantes, dependendo do tema a ser abordado. O programa é gratuito.

Fonte: Assessoria de Comunicação UnG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura