Itapuan Targino lança livro sobre história do ensino profissional


O livro 100 anos do ensino industrial brasileiro, de autoria do professor Itapuan Bôtto Targino, será lançado nessa quinta-feira, 10 de dezembro, às 17h, no Auditório “Professor José Marques”, no Campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O autor, ex-diretor da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB), dividiu a sua obra em duas partes: a primeira, de caráter historiográfico; a segunda, de reflexão filosófica sobre o processo pedagógico.

O livro possui 294 páginas distribuídas em oito capítulos. A obra foi editada pela Editora Idéia, tem orelhas de autoria da professora acadêmica Angela Bezerra de Castro, prefácio do professor acadêmico José Jackson de Carvalho e contracapa do professor e acadêmico Evanildo Bechara. O lançamento faz parte das comemorações do centenário da rede federal do ensino profissional e tecnológico. Itapuan Bôtto diz que o livro foi preparado ao longo de um ano, impulsionado por uma palestra que fez em Alagoas sobre o centenário da rede federal de ensino profissional. Mas, confessa que a obra é um fruto da vivência de quase 20 anos a frente da antiga Escola Técnica, o que proporcionou um acúmulo de documentos e memórias pessoais importantes para a história educacional.

O autor ressalta a figura do presidente da República Nilo Peçanha como fundador do Ensino Industrial Brasileiro. No que se refere à Paraíba, Itapuan reconhece o trabalho desenvolvido por Coriolano de Medeiros, Carlos Leonardo Arcoverde e tantos outros diretores da instituição, merecedores do reconhecimento público como consolidadores do ensino industrial no Estado. No aspecto da formação pedagógica, Itapuan destaca a influência de Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

Sobre o livro, o gramático e acadêmico Evanildo Bechara, ex-professor de português da antiga Escola Técnica Nacional, do Rio de Janeiro, afirma: “o livro 100 anos do ensino industrial brasileiro, desde a iniciativa frutuosa de Nilo Peçanha, nos retrata a caminhada fascinante desta atividade de preparação profissional, representando ainda um apelo de alerta para os cuidados de que a área necessita a fim de cumprir cabalmente o papel que lhe cabe no Brasil do futuro”.

Na orelha do livro, a acadêmica Angela Bezerra de Castro, ex-professora da ETFPB, enaltece a excelência do ensino ministrado pela Escola Técnica e posteriormente pelo Cefet-PB. A professora é quem fará a apresentação do livro no Auditório. O acadêmico José Jackson de Carvalho, como pai de aluno, identifica na instituição um local onde o estudante vê respeitado o seu direito de falar e ser ouvido: “é uma instituição moldada à imagem e semelhança do melhor dos humanismos”.

Em página especial, o autor agradece ao reitor do IFPB, professor João Batista de Oliveira Silva, ex-aluno da ETFPB, pela inclusão do lançamento do seu livro nas solenidades alusivas às comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica.

Fonte: http://www.clickpb.com.br [com adaptações]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura