O trabalho de capelania no Hospital Brasil em Santo André/SP


No Hospital e Maternidade Brasil é feito um trabalho de conforto espiritual a pacientes e familiares com o intuito de levar uma palavra de conforto, consolo e esperança.Há duas equipes que realizam esse trabalho: uma coordenada pelo Padre Vanderlei Ribeiro, da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, e outra coordenada pelo Pastor Valdemir de Oliveira Ayres (Pr. Miro). “Nesse diálogo que estabelecemos com o paciente fazemos uma oração se ele assim desejar, é lido um salmo e ali se estabelece um relacionamento de prece. Em muitas situações nós apenas escutamos o paciente enquanto este desabafa. Em alguns casos esse trabalho acaba criando um relacionamento com a família toda”, comenta o Padre Vanderlei.

O trabalho de capelania é todo feito por voluntários. “Nossa equipe recebe treinamentos e capacitação por meio de curós preparatórios, orientação comportamental e forma de abordagem específica. O propósito é levar conforto espiritual ao paciente por meio da palavra de Deus e palavras de consolo e edificação, com competência e responsabilidade; mãos que consolam na hora da angústia e da dor”, explica o Pr. Miro. As visitas dos capelães às unidades de internação se dão por abordagem espontânea ou por meio de solicitação, geralmente de familiares. “Normalmente o paciente anseia pela visita, ele espera por isso. Dependendo do diagnóstico, nossa visita é tudo que ele necessita. Na pediatria esse conforto espiritual é feito por meio de brincadeiras, conversas, narração de histórias, ou seja, um trabalho de aproximação”, diz o pastor.

Existe também um trabalho especial com mães que apresentam depressão pós-parto ou aquelas que, por algum motivo, não poderão levar o filho para a casa. O capelão é uma pessoa capacitada e sensível às necessidades humanas, que se dispõe a ouvir, confortar, encorajar, ajudando o enfermo a lutar pela vida com esperança. Os resultados de pesquisas demonstram benefícios da saúde relacionados à fé. Esses estudos demonstram que a fé traz impacto de bem-estar prático emocional e físico. Capelães e voluntários fazem um papel integrante de apoio. Há duas equipes que realizam esse trabalho no HMB. O grupo de voluntários coordenado pelo Padre Vanderlei Ribeiro é composto também pelo Padre Edvaldo, pela Irmã Amábile e pelas senhoras Antonia, aparecida, Cleusa e Sonia. Eles se revezam às terças-feiras, durante todo o dia, e quintas-feiras, no período da manhã ou da tarde.

A equipe coordenada pelo Pastor Valdemir Alexandre da Silva (Pr. Miro) é formada também pelas voluntárias Rachel, Maria de Fátima e Waltraud. Esta equipe se reveza às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 18h. É importante ressaltar que nesse trabalho não há proselitismo ou pregação religiosa. O objetivo é levar o conforto ao paciente e sua família, se assim o quiserem, num momento difícil em que se encontram fragilizados.

Fonte: http://www.hospitalbrasil.com.br

Comentários

Elaine disse…
Tive meus 2 filhos no Hospital Brasil. Minha filha menor, hoje com 2 anos, após a alta, teve que ser internada para fototerapia. Ficamos lá por 1 semana, e eu estava em completo desespero por vê-la, com apenas 5 dias, internada. Recebi algumas visitas do Pr Miro, que me foram muito confortantes. Foi um apoio imprescindível naquele momento, do qual sou grata eternamente.
Pastor Valdemir ( MIRO ) disse…
Elton Nunes, gostei do seu site e sempre que possível vou me esforçar para dar uma olhada e fazer um comentário. Achei muito bom a sua postagem sobre a Capelania Hospitalar, o assunto deve ser divulgado com precisão e veracidade dos fatos.
Agradeço a Elaine pelo elogio e a sua eterna gratidão a " Deus "por estarmos na hora e no lugar que ela mais precisava ( em um hospital para trazer conforto )
Deus abençoe sua vida e sua familia. Aproveite para dar uma passada em nosso site dentro de 2 semanas que estará totalmente remodelado ( www.capelao.com ) e pode postar um depoimento também.
O meu muito obrigado! Pr. Miro e equipe, Capelão Hospitalar.
Como faço para entrar em contato, e participar. Pois eu era capelã em Macapá, e agora me mudei p SBC, e estou a procura, e só achei aqui :D

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura