O Estado Novo (Portugal) debatido em Alcobaça - Por Joana Fialho

Luís Reis Torgal, professor catedrático aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e antigo presidente do Instituto de História e Teoria das Ideias, vai estar dia 30 de Janeiro (sábado), em Alcobaça, onde será o orador da conferência: “O Estado Novo Corporativo de Salazar e de Marcello Caetano e as Eleições para a Assembleia Nacional. As Oposições”.
(vista do belíssimo mosteiro de Alcobaça)

A conferência vai decorrer na Biblioteca Municipal, pelas 16h00, e é uma organização conjunta da autarquia alcobacense e da Universidade de Coimbra.
Com um vasto currículo académico, Luís Reis Torgal foi professor de História Moderna, de História Contemporânea e de Teoria da História na Universidade de Coimbra, instituição onde foi membro do Senado durante cerca de 15 anos e na qual pertence a várias comissões e conselhos consultivos. O professor leccionou ainda noutras universidades em Portugal e no estrangeiro, tendo também sido director da “Revista de História das Ideias” e da revista “Estudo do Século”.
Entre a obra publicada pelo académico sobre a temática que amanhã será debatida em Alcobaça, destaque para “História e Ideologia” (1989), “A Universidade e o Estado Novo” (1999) e “O cinema sob o olhar de Salazar” (escrito em co-autoria em 2000).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura